QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS E OBSTÁCULOS PARA OS VESTIBULANDOS DURANTE O PERÍODO DE PROVAS?

Conforme nos aproximamos do período de vestibular ao final do ano, os níveis de tensão e emoção dos jovens vestibulandos vão se aflorando e muitos enfrentam o nervosismo e a ansiedade, além de todos os desafios já proporcionados pela prova de vestibular.

Além disso, o período de pandemia vivido desde o início do ano passado trouxe inúmeros outros desafios para estes jovens e para professores também, de modo que a educação foi um dos campos mais severamente afetados durante esses quase dois anos.

Logo, além da pressão para escolher um curso superior, para decidir sua trajetória de vida, a pandemia veio para tornar todo este momento um pouco mais complexo.

Como ir para uma cidade muito distante de sua família, por exemplo, em um período de incertezas sanitárias, políticas e econômicas?

Ainda, durante a prova, existem alguns pontos-chave a se atentar, visando obter sucesso nesta etapa tão importante da vida dos novos universitários. 

De acordo com reportagens publicadas na plataforma Universitário Vestibulares afirma que as maiores dificuldades dos alunos durante a prova são as matérias de Química e Física, que representam as disciplinas com o pior desempenho, em média, em todo o país.

Também, uma dúvida recorrente dos alunos é o que é um texto narrativo e qual a sua diferença estrutural frente a uma dissertação. Visto que a maior parte dos vestibulares recorre às dissertações em suas provas, as escolas e cursinhos preparatórios dão claro enfoque neste formato textual, o que pode representar um déficit em outros modelos textuais.

O Impacto da pandemia no ensino e no aprendizado

Um período que já pode ser extremamente conturbado na vida dos jovens vestibulandos se tornou ainda mais incerto devido ao avanço da pandemia e os rumos que a educação tomou durante os anos de 2020 e 2021.

Conforme publicação realizada pela Revista Nexo logo no início deste ano, uma das maiores queixas realizadas por estudantes tange a questão da acessibilidade e também a qualidade do ensino durante a pandemia, através do regime de ensino remoto.

Segundo entrevistas realizadas com diversos estudantes em nível pré-vestibular, há quatro principais problemas enfrentados no decorrer do isolamento e do ensino a distância:

  • Desigualdade de acesso
  • Queda na qualidade de ensino
  • Indefinição e incertezas sobre o futuro
  • A convivência em excesso com a família

Portanto é nítido que, fora os obstáculos e desafios enfrentados pelos alunos durante seu ano de vestibulando, a pandemia veio para comprometer ainda mais a qualidade do aprendizado destes jovens.

A escolha do curso superior e a trajetória profissional

Dois dos fatores que mais comprometem o desempenho de um aluno nas provas de vestibular, como dito anteriormente, são com certeza o nervosismo e a ansiedade, que podem se manifestar de diversas formas e por diversas razões.

Umas das mais comuns é a escolha de uma carreira, de modo que muitos jovens aos 17 anos sentem que não estão prontos para uma escolha de tamanha importância e acabam contando com o apoio dos pais, professores e colegas, que podem iluminar o caminho.

Contudo, muitos professores, psicólogos, profissionais e especialistas afirmam que o melhor a ser feito é considerar sua própria opinião e vontade acima de tudo, claro, ouvindo de maneira respeitosa quem mais quer o seu bem.

Porém, no final do dia, quem irá para a faculdade e trabalhar na área de escolha todos os dias, possivelmente, é você. Logo, considere bastante as suas vontades e seja sincero consigo mesmo.

Quais as dicas para criar uma rotina de estudos durante a pandemia?

Por fim, como vimos que no contexto atual os maiores obstáculos e empecilhos na vida dos vestibulandos são a pressão social, a ansiedade e, claro, os efeitos colaterais vindos da pandemia, como exatamente não ficar para trás neste momento?

Conforme explicado em uma publicação extremamente necessária do Colégio Lima Guimarães, existem alguns pontos-chave para manter os estudos e a motivação para os vestibulares deste ano e dos próximos:

  • Crie uma rotina de estudos de acordo com seus horários
  • Faça amigos e crie laços com colegas
  • Entre em um grupo de estudos
  • Priorize as matérias corretas de acordo com seu curso
  • Esteja de olho nas obras literárias e leia bastante
  • Conheça seus limites e não deixe de descansar

 

Foto 1 – Alunos vestibular.

Foto 2 –  O impacto da pandemia no ensino e no aprendizado.

Foto 3 – Trajetória profissional.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMPRA DE PROCESSOS TRABALHISTAS É ALTERNATIVA PREVISTA EM LEI QUE BENEFICIA QUEM ESPERA POR INDENIZAÇÃO

Quem já não ouviu histórias de trabalhadores que processaram empresas e demoraram anos para receber …

Facebook
Twitter
LinkedIn