QUATRO IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MULHERES EMPREENDEDORAS NA RMC

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) possui um perfil conhecido pelo grande potencial no mundo dos negócios. Com boa infraestrutura, localização estratégia e com um mercado diversificado que possibilita expansão de novos mercados, a região atrai empreendedores. “Conhecer todas as características do local é uma tarefa essencial na etapa de planejamento para quem deseja empreender. A partir de um panorama de população, burocracias, aspectos geográficos, políticos e econômicos, conseguimos elencar algumas oportunidades do setor de serviços ganham destaque localmente”, explica a voluntária do Campinas Women Startup Weekend, Ariane Gomes. Confira quatro delas!

  1. Serviços “on the go”

Ainda que localizada no interior do estado, a RMC possui características de grande metrópole. Com a vida cada vez mais corrida, os consumidores têm buscado soluções que otimizem tempo e energia, como aplicativos de entrega rápida, serviços convenientes à domicílio e produtos que podem ser acessados em qualquer momento e lugar.

  1. Serviços acessíveis de bem-estar

Com a vida agitada, a população reserva um tempo (ainda que pequeno) para a fuga do dia a dia. Serviços relacionados à estética e saúde em locais de fácil acesso e espaços que promovam a interação entre amigos ou pessoas de interesse em comum têm potencial por aqui.

  1. Produtos e serviços de responsabilidade social e ambiental

O consumo responsável e sustentável têm crescido. As pessoas estão em busca de soluções que sejam éticas, ajudem o próximo e não agridam o meio ambiente. Dentro dessas características estão aplicativos de educação ou desenvolvimento produtos naturais.

  1. Coliving

O compartilhamento de espaço de trabalho (coworking) já é algo intrínseco na rotina da região, principalmente na cidade de Campinas, que conta com diversos espaços voltados para isso. A tendência é que compartilhamento residencial também cresça, como serviços de hospedagem compartilhada que promovam aproximação de pessoas, troca de experiência e economia de recursos.

Workshop “Ideia em ação” acontece em Campinas

Sair da ideia e tomar uma atitude é o primeiro passo para efetivamente empreender. Mas, colocar um projeto em prática, muitas vezes pode gerar medo, dúvidas e/ou algumas dificuldades. O painel “Women Up – ideia em ação”, vai trazer a metodologia de Design Thinking para que as mulheres possam colocar a mão na massa e resolver grandes desafios. As palestrantes Carolina Kia e Naila Cabaleiro vão ajudar as participantes a explorar novas alternativas, novas soluções e novas ideias para impactar positivamente a vida das pessoas.

O workshop acontece nesta terça feira (19/03), das 18h30 às 21h30, no Weme, que fica na Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 630, Nova Campinas, em Campinas (SP). As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento (https://www.sympla.com.br/women-up—-ideia-em-acao__446187). Esta é a terceira ação que compõe uma série organizada pelo time de voluntários da Campinas Women Startup Weekend, evento sem fins lucrativos destinado a mulheres que são ou desejam ser empreendedoras e será realizado nos dias 25, 25 e 26 de maio, em Campinas.

O Women Up é uma série de eventos organizados pelo time de voluntários do Startup Weekend Women destinados a mulheres que são ou desejam ser empreendedoras. O objetivo desses eventos é, além de fomentar o ecossistema de empreendedorismos feminino, desenvolver habilidades de mulheres que buscam, cada vez mais, conhecimento.

O Startup Weekend é um evento de imersão destinado a mulheres empreendedoras ou que desejam empreender, em que as participantes são desafiadas a montar uma startup em um final de semana.

Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para as participantes compartilharem suas ideias e inspirarem as demais a se juntarem a seus times. As ideias mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e domingo, os times focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo.

Os times recebem todo o apoio de mentores, empreendedores experientes e especialistas em diversas áreas (finanças, marketing, desenvolvimento de produto e etc.), para colocar as suas ideias mais próximas do sucesso.

Na tarde de domingo chega o grande momento, o palco é aberto para a apresentação das startups e dos resultados do final de semana, onde uma banca avaliadora composta por especialistas em startups e investidores escolhem os 3 melhores projetos.

 

Fotos 1 e 2 – Reuniões das voluntárias do Startup Weekend Women.

Crédito: Divulgação.

 

Fotos 1 e 2 –

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CINCO DICAS PARA CUIDAR DO SEU VEÍCULO ANTES DE PEGAR A ESTRADA NO FIM DE ANO

Com a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias, muitos …

Facebook
Twitter
LinkedIn