QUEM GANHA COM O CREDIÁRIO NO CARTÃO?

ARTIGO DE VINICIUS LIBÓRIO PINTO

Lançada há dois anos, a modalidade “crediário no cartão” vem crescendo de forma consistente, porém, ainda é desconhecida por muitos usuários. Para os que não estão familiarizados, o crediário no cartão é uma opção de venda parcelada, oferecida pelos bancos emissores de cartão. É ideal para o varejista de pequeno, médio e grande porte que quer oferecer mais uma opção de compra a prazo, com taxas atrativas, e expandir sua cartela de clientes. Tudo isso com zero risco de inadimplência porque a operação é feita diretamente entre o banco emissor do cartão e o consumidor. E o lojista consegue receber,em até cinco dias, o valor da venda de uma vez.

Para o consumidor, a vantagem é o maior prazo de parcelamento das compras: em até 48 vezes, de acordo com as opções de cada emissor. As parcelas são fixas, sem cobrança adicional de tarifas. Para contratar o crediário no cartão, basta o consumidor ter limite disponível no cartão de crédito no valor total da compra. As taxas de contratação variam conforme o banco emissor.

O crediário no cartão está disponível nas maquininhas de cartão entre as opções de pagamento com crédito. A operação funciona da seguinte forma: o lojista informa seus clientes dessa opção e insere o cartão do consumidor na maquininha. Simula a compra, selecionando “crédito” e, em seguida, “crediário”. Digita o valor total da compra e a quantidade de parcelas escolhidas pelo consumidor. As condições aparecerão na tela e o cliente pode escolher entre confirmar, imprimir, fazer nova simulação ou cancelar. No momento, o crediário no cartão está disponível apenas para compras presenciais, mas em breve também poderá ser usado nas compras online.

O Santander Brasil e a Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander com portfólio de produtos e serviços de meios de pagamentos e tecnologia de ponta, por exemplo, oferecem a modalidade “crediário no cartão” a vários setores, como agência de automóveis, lojas de móveis, veterinários, salões de beleza, supermercados e atacadistas, lojas de acessórios e peças de carro.

Desde o lançamento, em 2019, a opção registra crescimento constante no banco. Somente em setembro último, o aumento foi de 29% sobre igual mês de 2020. O principal atrativo do crediário é a taxa de juros, de apenas 0,99% ao mês.

Já na Getnet, entre janeiro e setembro de 2021, a modalidade apresentou um crescimento de 15% nas transações e 30% no faturamento, com um tíquete médio de R$ 6.400,00 em setembro último, mês em que a distribuição de crediário pelas regiões do Brasil foi dividida da seguinte forma: Sudeste 65%; Nordeste 16%; Sul 14%; Centro-oeste 4%; e Norte 2%.

O faturamento mais expressivo ocorre nas concessionárias de motos (25%); profissional autônomo (9%), como mecânicos, cabelereiros e vendedores em geral; agência de veículos multimarcas (7%); material de construção e ferragens (6%); e prestadores de serviços em geral (2%).

Campinas sedia um projeto piloto de empresas do setor de cartões (bancos, credenciadoras e bandeiras) para incentivar o crédito via cartão, por meio da modalidade “crediário no cartão”. O projeto, também desenvolvido em Brasília (DF), com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), tem como foco os setores de veículos (lojas, concessionárias, autopeças, oficinas, entre outros) e serviços de saúde (clínicas médicas, dentistas, psicólogos, veterinários etc.). A estimativa é que sejam impactados pelo projeto mais de 8 mil estabelecimentos que atuam nos segmentos escolhidos, além de todo o universo de consumidores em potencial nas duas cidades.

Tornar o crediário no cartão um indutor da retomada econômica, estimulando a atividade comercial e elevando as vendas por meio do financiamento ao consumo, pode ser agora a chance de a modalidade obter mais espaço entre varejistas e consumidores. E, com essa opção, todos saem ganhando.

 

Vinícius Libório Pinto é superintendente executivo da Rede SP Interior I do Banco Santander

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn