O Feira Agrícola Itanhaém,
perfil no Facebook que tem quase 2 mil seguidores, é uma alternativa que os
agricultores familiares do município de Itanhaém (SP), no litoral paulista,
encontraram para expor os produtos e conquistar uma nova clientela para a feira
popular que ocorre aos sábados, no estacionamento da prefeitura municipal.
A ideia foi posta em prática pela produtora rural Patrícia Ricomini, 33 anos. A
ferramenta é utilizada para compartilhar fotos dos produtos, informações sobre
agricultura familiar e benefícios para a saúde com o consumo de frutas,
verduras e hortaliças. Para ela, a colaboração e os comentários dos seguidores
são responsáveis pelo sucesso do perfil. “Tem cliente que chega à feira, diz
que viu no Facebook e veio conferir pessoalmente”, diz.
visitas à feira aumentaram cerca de 80%, segundo Patrícia. O perfil dos
compradores também mudou: em sua maioria, jovens e até de outras cidades.
“Recebi uma encomenda na minha página pessoal de doce de mamão de uma moça lá
de São Paulo”, conta.
Nutricional, Luciana Melo, conta que os produtores foram retirados da
invisibilidade social e de uma situação financeira ruim e começam a caminhar
sozinhos. “Dentro do processo de implantação das Feiras Populares e de outros
programas, tínhamos uma estratégia com agricultores, que foi cumprida. Outras
conquistas em que eles são protagonistas, como o uso do perfil para atrair mais
clientes, nos surpreendem e orgulham”, diz a gestora.
Para a instalação das Feiras Populares no
município, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
investiu R$ 218,1 mil e a prefeitura deu contrapartida de R$ 19,8 mil. Desde
2007, o MDS repassou mais de R$ 28,3 milhões para a instalação de 222 Feiras
Populares em todo o país.
agricultores familiares de Itanhaém vendem para o Programa de Aquisição de
Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).