O Feira Agrícola Itanhaém,
perfil no Facebook que tem quase 2 mil seguidores, é uma alternativa que os
agricultores familiares do município de Itanhaém (SP), no litoral paulista,
encontraram para expor os produtos e conquistar uma nova clientela para a feira
popular que ocorre aos sábados, no estacionamento da prefeitura municipal.
A ideia foi posta em prática pela produtora rural Patrícia Ricomini, 33 anos. A
ferramenta é utilizada para compartilhar fotos dos produtos, informações sobre
agricultura familiar e benefícios para a saúde com o consumo de frutas,
verduras e hortaliças. Para ela, a colaboração e os comentários dos seguidores
são responsáveis pelo sucesso do perfil. “Tem cliente que chega à feira, diz
que viu no Facebook e veio conferir pessoalmente”, diz.
Para a instalação das Feiras Populares no
município, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
investiu R$ 218,1 mil e a prefeitura deu contrapartida de R$ 19,8 mil. Desde
2007, o MDS repassou mais de R$ 28,3 milhões para a instalação de 222 Feiras
Populares em todo o país.
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