REDE SOCIAL EMPREENDEMIA AJUDA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas, a Empreendemia funciona como uma rede social em que micro e pequenas empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores. O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório, organizado por estados ou por setor. Atualmente, a Empreendemia conta com mais de 14 mil empresas de todo que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 130 mil trocas de cartões.
O diretor da empreendemia, Luiz Piovesana, disse que a rede social pretende chegar em junho a marca de 20 mil empresas cadastradas e até o final de 2012 a 50 mil. Ele explica que a ideia  é que em tendo essa rede volumosa de pequenas empresas possa disponibilizar algumas ferramentas para o dia a dia delas, como ferramentas  para gerenciamento financeiro, emissão de nota fiscal eletrônica, agendamento de horário com o cliente e gerenciamento de projetos. “Todas essas ferramentas que normalmente são softwares que o pequeno empresário usa e compra a licença de muitos deles estão migrando para o que a gente chama de computação nas nuvens. Hoje tem muitas empresas pequenas que produzem esses softwares para micro e pequenas empresas e entregam pela Internet, não precisam instalar e estes micro e pequenos empresários podem utilizar pagando uma pequena mensalidade. O que a gente quer fazer é ser um canal de distribuição entre essas ferramentas e esses micro e pequenos empresários através da plataforma da empreendemia”, explica.
De acordo com Luiz Piovesana, desta forma o micro e pequeno empresário cadastrado na plataforma , além de utilizar a rede social para compra e venda de produtos e serviços poderia utilizar para outras funções oferecendo um ambiente para que se tenha acesso a várias outras ferramentas para o seu dia-a-dia.
Luiz Piovesana disse que a empreendemia tem três grandes clientes que são Locaweb, Serasa e Itautec. As três tem canais e ações específicas dentro da empreendemia para chamar a atenção do pequeno empresário. “Elas tentam ensinar a esse pequeno empresário como que seus produtos fazem a diferença no dia – a – dia deles. A gente começou a perceber que a grande empresa também tinha dificuldades em se comunicar de forma efetiva com o pequeno empresário e a rede social serviu como uma alternativa para facilitar essa comunicação”, diz.
A rede social Empreendemia, ajuda micro e pequenas empresas que prestam serviços a se aproximarem de possíveis novos clientes Para os micros e pequenos empresários, vender na internet é algo novo e que requer muito empenho para alcançar o sucesso esperado. No caso das empresas que vendem serviços, o trabalho é mais delicado, já que os clientes não estão visualizando um produto, mas apenas o detalhamento dos serviços prestados.
Para contribuir com as MPEs prestadoras de serviços, a Empreendemia lançou o serviço de chat online para empresas cadastradas na rede. Todas as vezes que o empreendedor estiver online no portal, ele receberá um alerta de que alguém está visualizando o perfil da sua empresa naquele momento. Dessa forma, ele pode iniciar uma conversa com a pessoa ou esperar que ela entre em contato.
Luiz Piovesana, afirma que  a chance de um potencial cliente tirar dúvidas sobre determinado serviço é bem maior. “Dessa forma, a pessoa pode ficar mais confiante e a empresa tem a chance de mostrar suas especialidades de maneira mais detalhada”.
Antes de a ferramenta ir definitivamente para o ar, Karen Nucci Braga, diretora de vendas da Brasil Dream Tur, agência de viagens nacional e internacional, testou o chat por uma semana e teve bons resultados. “Descobrimos que existem muitos clientes potenciais na internet. Por meio do chat, identificamos a necessidade do cliente e partimos para outra etapa, que é a troca de e-mails e atendimento por telefone”, explica.
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