RESTAURANTE JOE & LEO’S GANHA PRÊMIO PLANET SIERRA TENANT AWARD

O prêmio “Planet Sierra Tenant Award”, criado
pela Sonae Sierra, é uma iniciativa inovadora e pioneira no setor e abrange
todos os centros comerciais da empresa nos sete países em que opera. O objetivo
é reconhecer os lojistas com o melhor desempenho ambiental e que ao longo do
ano desenvolveram ações positivas nesta área. No Brasil, a Sonae Sierra contemplou
este ano a
loja CTBC (telefonia), do Franca Shopping, interior de São Paulo, na categoria
A – rede com unidades mais de 10 unidades; e a Joe & Leo’s (alimentação),
do Parque D. Pedro, de Campinas, também interior de São Paulo, ganhadora da
categoria B – rede com menos de 10 unidades.

O
restaurante Joe & Leo’s, do Parque D. Pedro Shopping, foi o vencedor da 2ª
edição do prêmio “Planet Sierra Tenant
Award” por conta de sua atuação e boas práticas de gestão. A cada
edição, a premiação contempla apenas duas lojas por país. “A sensibilização dos
lojistas e parceiros para uma correta gestão ambiental é uma prioridade para a
Sonae Sierra, já que o sucesso da implementação do nosso Sistema de Gestão
Ambiental certificado de acordo com a ISO 14001 depende da participação dos
nossos lojistas”, conta Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade da Sonae
Sierra.

As lojas candidatas ao ‘Planet Sierra
Tenant Award’ passaram por inspeções para verificação do cumprimento dos itens
estabelecidos no regulamento. Durante as visitas foram avaliados extintores,
saídas e luzes de emergência, limpeza, organização, cabeamento elétrico, armazenamento
de materiais inflamáveis, entre outros itens.

O superintendente do Parque D. Pedro Shopping, André
Luppo, que assumiu a função há menos de um mês, comemorou o fato do vencedor
ser do Parque D. Pedro. Luppo disse que 78 lojistas se inscreveram. “A gente
fica contente aqui no Parque D. Pedro porque acaba sendo o resultado do
trabalho da equipe de todas as lojas”, diz.

André Luppo explicou que a premiação no Brasil se
divide em duas categorias. “É um prêmio que ocorre em todos os shoppings que operamos
no mundo, porém ele é dividido por país. No caso do Brasil, nós temos duas
categorias A e B, sendo um prêmio para cada uma delas. A categoria A são ou
lojas acima de mil metros quadrados ou lojas de rede que tenham acima de 10
unidades. A categoria B, são menores que mil metros quadrados ou lojas que tem
no máximo 10 unidades. Na categoria B, que são lojas menores, o Parque D. Pedro
ficou com a premiação para o Joe & Leo’s”, explica.

O novo superintendente do Parque D. Pedro, André
Luppo, disse que a questão da sustentabilidade está enraizada na cultura da
empresa. Segundo ele., o grupo Sonae Sierra em Portugal e a Sonae Sierra Brasil
tem políticas muito fortes relativas a meio ambiente, segurança e saúde e o
trabalho feito com a comunidade. Esse conceito de sustentabilidade é trabalhado
em todos os shoppings. “A gente tem que trabalhar isso unindo lojistas,
funcionários, clientes e toda a comunidade em volta. Esse trabalho e essa
premiação para o Joe & Leo’s é uma forma de reconhecer uma loja, que faz um
trabalho que é muito bem feito. Eles desde a construção da loja utilizando
madeira de demolição em todo o piso. Toda a loja tem uma preocupação em
utilizar produtos que são renováveis e que não afetam a natureza de forma
agressiva, além disso a loja tem uma política de reduzir cada vez mais o
consumo de energia e de água e isso está de acordo com a nossa política”,
afirma.

A otimização dos recursos naturais tem conquistado
cada vez mais adeptos. Lojistas, funcionários e até clientes percebem e já
adotaram pequenas mudanças que fazem grandes diferenças. Todos os lojistas,
colaboradores e prestadores de serviços do shopping passam por treinamentos com
o objetivo de adotar medidas para a redução do consumo de água, de energia
elétrica e de outros recursos naturais, além de práticas sobre Segurança e
Saúde.

O
proprietário do restaurante Joe & Leo´s, Carlos Américo Louredo, disse que
o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho que envolve planejamento e
dedicação. Ele conta que em janeiro desse ano, após fazer um levantamento interno
perceberam que podiam participar do prêmio. Carlos Américo disse que pediu para
que a nutricionista efetivasse a inscrição da casa no prêmio. O restaurante
mandou o projeto que já estava pronto e depois recebeu a visita do responsável pela
parte de engenharia de alimentos que fez todo o processo de supervisão. “Envolvemos
toda a equipe de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços a fim de
conscientizar em prol de uma ação sustentável, não apenas no restaurante, mas
no dia a dia de cada um. Como resultado, temos hoje uma equipe que pratica a
sustentabilidade sempre pensando numa melhor qualidade de vida para toda a
comunidade”, explica.

Carlos Américo Louredo destacou que a
conquista do Planet Sierra Tenant Award é o fruto de um projeto implantado pela
unidade em 2010, quando a premiação foi lançada pelo Grupo Sonae.

O Joe & Le´s Campinas, no entanto,
não parou por aí. Além de estudar a adoção de uma praça na região do shopping,
a unidade está concluindo um projeto mais amplo, que virá a tornar a loja ainda
mais sustentável e preocupada com o meio ambiente da comunidade e dos clientes.
Entre as ações que serão colocadas em práticas nos próximos meses, adianta
Loureiro, podem ser destacadas a troca de lâmpadas incandescentes por leds,
tanto na decoração quanto no ambiente interno da casa; controle de energia dos equipamentos;
redução dos gastos de energia pelos colaboradores; treinamento intensivo dos
funcionários sobre o tema sustentabilidade; reaproveitamento das folhas de
escritório para impressão; separação do lixo reciclável, vidros e plásticos. E,
o mais importante, o controle do desperdício de tudo que é gerado nas operações
diárias.

A mentalidade de um mundo sustentável
dentro da Rede Joe & Leo´s vem desde a abertura da primeira loja do grupo,
em 1993, na cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro. A unidade, localizada em uma
área verde dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, foi aberta com o
princípio de uma loja que proporcionaria um clima sócio ambiental.

Na filosofia da rede são utilizadas
madeiras de demolição como prioridade de política de construção; tintas não
tóxicas nas paredes; ausência de produtos químicos nas ferragens que integram o
restaurante dando a leve impressão de antigo; proibição de produtos de limpeza
sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); produtos
com CIF ou certificados pelos Órgãos regulamentadores. Toda esta preocupação da
matriz foi implementada na unidade de Campinas ao longo dos 11 anos de
funcionamento.

Desde o
início das obras de sua construção em 2000, o Parque D. Pedro Shopping cumpre
uma série de normas destinadas a mitigar os impactos ambientais. Foi o primeiro
empreendimento do setor no País a receber a Certificação ISO 14001:2004.
Conhecida por ISO Verde, a certificação 14001 é o aval internacional dado às
empresas que adotam rigorosos princípios de gestão ambiental.

O
Shopping conta com programas de reciclagem de lixo, sobras de alimentos, óleo
de cozinha, garrafas PET e resíduos perigosos, destinando corretamente as
pilhas, baterias, lâmpadas, entre outros.

Na gestão
da água conta com uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que permite tratar
100% do volume de efluentes do Shopping, com uma eficiência de 99%. O volume
seria suficiente para abastecer cidades com concentração de 15 mil habitantes.
Do volume total tratado, 66% podem ser reutilizados no próprio empreendimento
nas descargas sanitárias, irrigação dos jardins e lavagem dos pisos do
Shopping, gerando uma redução de custos e significativa economia de água. O
restante, após o tratamento, retorna às águas do Ribeirão das Pedras (córrego
situado ao lado do empreendimento).

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