RESTAURANTES DE CAMPINAS TEM EXPECTATIVA POSITIVA PARA O DIA DAS MÃES

O segmento de bares e restaurantes estima um aumento de 50% no consumo para o próximo domingo (09/05), quando será comemorado o Dia das Mães. Isso será possível face à reabertura dos salões para atendimento presencial, limitado a 25% da capacidade, ocasionado na fase de transição do Plano São Paulo de retomada da atividade econômica. Em maio do ano passado, com trabalho somente com sistema de entrega, o faturamento ficou limitado a 20% sobre o total para a data, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e região.

O presidente da Abrasel em Campinas e região, Matheus Mason, avalia que mesmo assim, a queda nas vendas é significativa quando comparada ao período anterior a pandemia.  “Mas é um alívio para o setor, que precisa fazer caixa para pagar dívidas e salários de funcionários e manter as portas abertas”, diz.

Matheus Mason acredita que muitas famílias estão reaprendendo a sair de casa, após mais de um ano de isolamento e entendendo que os restaurantes seguem normas e segurança. Mesmo assim, acredita que muitas pessoas, principalmente de mais idade, ainda deverão optar por se reunir em casa, pedindo pelo delivery ou encomendas. “Neste ano ainda vamos observar um consumo bastante dividido entre venda presencial e delivery. O Estabelecimento que oferecer os dois serviços deverá representar metade  do faturamento normal do estabelecimento para a data”, acrescenta Mason.

Expectativa positiva

Poder receber as famílias novamente traz um alivio, mesmo com apenas 25% da capacidade de atendimento presencial e da perda quando comparado aos anos anteriores para proprietários de restaurantes e padarias. Em anos pré-pandemias o movimento no Dia das Mães chegava a aumentar até 50% na comparação a um final de semana normal, com filas de espera para atendimento.

A Gerente de Marketing do Restaurante Vila Paraíso e das duas unidades da Padoca do Vila, Fernanda Barreira, está otimista para o Dia das Mães deste ano. As casas ficaram fechadas este ano, até mesmo no delivery. “Estamos animados, embora só possamos operar com um quarto da capacidade”, diz. “Para nós que temos um grande espaço e área verde, deve ser um dia bom”, completa.

Para atrair o cliente, o Restaurante Vila Paraíso aposta em diferenciações e promoções. Além de oferecer atividades recreativas para as crianças, uma forma de as mães curtirem a data com ais segurança e tranqüilidade, a casa também oferecerá um vaucher com desconto de 50% para elas, para a Noite da Paella, quando o funcionamento noturno retornar. Na Padoca do Vila, em Joaquim Egídio, haverá um SPA especial para as mães junto com o Piquenique, e comercialização de cestas especiais para as mães.

Quem também se mostra otimista é Rodrigo Porto, diretor do Bellini Ristorante,  Kindai e Esquinica, pertencentes à Rede Vitória Hotéis, em Campinas. Em 2020, as duas casas operaram somente com o sistema de entrega. “O Dia das Mães é um dia muito forte para os restaurantes e mesmo podendo receber apenas 25% da capacidade, nossa expectativa é positiva e de crescimento, quando somamos o presencial com a entrega”, diz. Ele lembra que mesmo com funcionamento de 25% da capacidade, as vendas não serão suficientes para reduzir os prejuízos acumulados em mais de dozes meses. No caso específico do Esquinica, as vendas ocorrerão apenas pelo delivery.

Recém inaugurada, a Rotisseria Cachorro Magro, que opera apenas com entregas e retiradas no local, especialmente de pratos como carnes e massa, projeta um crescimento de vendas três vezes maior na comparação a um domingo normal de funcionamento. “É um dia especial, as pessoas querem comemorar ou mesmo presentear as mães à distância e por ser nosso primeiro ano, esperamos triplicar as vendas e pedidos, mas estamos prontos para um aumento de até cinco vezes da demanda”, garante o Chef e um dos sócios da casa Emerson Donadon.

 

Foto 1 – Presidente da Abrasel em Campinas e região, Matheus Mason.

Foto 2 – Restaurante Vila Paraíso.

Foto 3 – Bellini Ristorante.

Foto 4 – Rotisseria Cachorro Magro.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn