RETORNO PRESENCIAL AO TRABALHO DEMANDA CUIDADOS PARA UMA ROTINA MAIS SAUDÁVEL

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Catho mostrou que 61% das empresas pretendem voltar ao regime de trabalho 100% presencial em 2024, uma decisão que abandona os modelos remotos ou híbridos adotados durante e logo após a pandemia. Pensando nisso, a especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins, indica alguns cuidados essenciais para um retorno mais saudável ao convívio social. “Isso porque retomar o trabalho presencial após um período remoto ou de afastamento quase sempre é uma transição desconfortável. Como toda mudança de rotina, além de ser desafiadora, a adaptação mental a um novo modo de trabalho é um processo que pode levar algum tempo e potencialmente gerar sensações de estresse, fadiga e ansiedade”, comenta Cinthia.

A especialista recomenda que, se possível, as pessoas restabeleçam as suas rotinas de forma gradual, para permitir uma transição mais suave. Cinthia também destaca ser crucial priorizar as tarefas mais importantes, o que ajuda a focar no essencial e evita sentimentos de sobrecarga. Comunicar-se de maneira assertiva com colegas e gestores também pode proporcionar um ambiente consideravelmente mais colaborativo. “Outras dicas importantes incluem a manutenção de relações sociais no ambiente de trabalho, além de, quando houver oportunidade, sempre participar das atividades de integração ou eventos sociais, comportamentos que podem proporcionar um apoio emocional nas dificuldades do dia a dia. Lembrando que a flexibilidade para ajustar expectativas e métodos de trabalho, conforme necessário, também é imprescindível”, diz Cinthia.

Cuidados para evitar estresse, fadiga e ansiedade

Segundo a especialista, assumir o protagonismo da própria saúde mental muitas vezes é essencial para evitar situações de estresse e manejar desconfortos emocionais que o retorno social pode provocar. Nesse sentido, algumas ações simples, como estar disposto a pedir ajuda ou buscar apoio profissional, são cruciais para se manter saudável. “Ajustar a rotina de sono e reservar tempo para atividades de lazer, família e autocuidado também são atitudes indispensáveis, assim como estabelecer metas realistas, limites de comunicação e aprender a dizer não para tarefas ou compromissos adicionais que irão gerar sobrecarga”, destaca Cinthia.

A atividade física regular também é uma excelente aliada para a liberação de tensão e redução de estresse, benefícios que também podem ser alcançados por meio da manutenção de um hobby, que desconecte a mente de problemas profissionais, ou da adoção de práticas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou yoga.

Assim, Cinthia reforça que os profissionais adaptem as estratégias de acordo com suas necessidades individuais. “O mais importante é sempre cuidar da saúde física e mental durante o período de transição, sem nunca deixar de buscar autoconhecimento para compreender como o corpo reage ao estresse e suas fontes de pressão, o que vai permitir desenvolver ações eficazes de gerenciamento emocional”, orienta.

Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.

A mh ainda promove a geração de ideias e a colaboração para transformar pessoas, modelos de gestão e organizações, além de apoiar a integração de estratégias à cultura para possibilitar mudanças e desenvolver experiências criativas de aprendizagem.

 

Foto: Especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AWARE INVESTMENTS INICIA PLANO DE EXPANSÃO REGIONAL E PREVÊ CHEGAR A R$ 20 BI SOB GESTÃO

O ano de 2024 tem tudo para ser bastante promissor para a Aware Investments. O …

Facebook
Twitter
LinkedIn