RIO DE JANEIRO RECEBE O MAIOR EVENTO DE INOVAÇÃO ABERTA DO PAÍS

A 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation no país, anuncia a realização do maior evento de negócios em inovação já realizado no Brasil. A Open Innovation Week 15 anos (Oiweek) acontecerá entre os dias 3 e 6 de outubro, no Rio Innovation Week (RIW).

Esta edição comemorativa marca os 15 anos da criação do movimento da inovação aberta no Brasil – que aconteceu durante a primeira edição da Open Innovation Week, em 2008 –  e a volta do evento com força total ao formato presencial. Neste ano, em uma parceria entre a 100 Open Startups e a Sai do Papel, que é um dos organizadores do Rio Innovation Week (RIW), a Oiweek irá se somar a esse megaevento planejado para receber 125 mil participantes em 30 conferências e 1.500 palestras, e reunirá toda a comunidade de open innovation com o objetivo de fomentar negócios em inovação. O evento terá co-realização da Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, e da Finep (Financiadora de  Estudos e Projetos).

Considerado o principal encontro de praticantes de open innovation do Brasil, a Oiweek é responsável por reunir profissionais da inovação para compartilhar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócios em inovação. A edição deste ano está preparada para receber os representantes de 2.500 open startups curadas para parcerias de negócio, sendo 2 mil brasileiras e 500 internacionais, além de 1.000 corporações com programas e desafios de open innovation.

Com o objetivo de gerar um grande movimento de consolidação de negócios em inovação, serão realizados os Speed-Datings, para promover e organizar reuniões de negócios com o foco em inovação aberta entre as corporações e startups. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 10 mil reuniões ao longo dos quatro dias.

Para Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups, a Oiweek é o principal momento para quem busca negócios em inovação, reunindo as startups e corporações que mais praticam open innovation no Brasil e atraindo delegações internacionais para se conectarem com o ecossistema brasileiro. “Desde que fundamos o movimento de open innovation no Brasil, em 2008, a evolução dessa comunidade foi tão espetacular que, neste ano, a projeção é superar os primeiros 14 anos em geração de novos negócios”, comenta.

Carlos Junior, CEO do grupo Sai do Papel, destaca sobre o evento.  “A vinda da Oiweek – que é um dos maiores eventos na conexão entre empresas e startups – de São Paulo para o Rio de Janeiro, para dentro do Rio Innovation Week 2023, ajudará a meta da cidade de se tornar o principal polo de inovação da América Latina”, comenta.

Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, reforça a importância do evento para o município: “Muito nos orgulha poder dizer que um evento da importância da Oiweek deseja celebrar seus 15 anos de história na Cidade Maravilhosa. Com certeza, será muito bem acolhido por todos da cidade”, pontua. Nossa gestão está empenhada na criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento de startups, à pesquisa e ao empreendedorismo”, completa Paes.

Dentre as ações comemorativas desta edição, será realizado o 1º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation, iniciativa inédita que destacará as melhores práticas e o impacto da open innovation no Brasil e no mundo. Os cases foram submetidos pela comunidade empresarial, empreendedora, científica e atores de ecossistema de inovação. “Estamos prontos para mostrar os resultados em open innovation de nosso ecossistema para o mundo. Com o apoio de sua prefeitura, a cidade do Rio de Janeiro é o local ideal para isso”, conclui Rondani.

 

Foto 1 – Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

Foto 2 – Carlos Junior, CEO do grupo Sai do Papel.

Foto 3 – Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Facebook
Twitter
LinkedIn