
O escritório RONALDO MARTINS & Advogados (RMA) marcou presença com protagonismo no C-LAW EXPERIENCE, um dos eventos mais relevantes do cenário jurídico-empresarial no Brasil, realizado nesta semana. Durante dois dias intensos de debates de alto nível, especialistas, líderes e profissionais do direito discutiram os desafios estratégicos do presente e do futuro dos negócios.
Com foco em temas centrais como a Reforma Tributária, que vem redesenhando o ambiente corporativo no país, o RMA levou ao evento um olhar inovador ao apresentar o Legal Process Outsourcing (LPO) — a terceirização de atividades jurídicas operacionais. A solução tem revolucionado a maneira como as empresas lidam com seus processos jurídicos, trazendo mais eficiência, integração e uso estratégico de dados.
Além de participar, o RMA assumiu um papel de protagonismo no evento com duas palestras de destaque, que trouxeram conteúdo relevante, visão estratégica e cases práticos. O objetivo foi mostrar como a informação e o conhecimento jurídico, aplicados de forma moderna, podem ser verdadeiros vetores de transformação nos negócios.
A nova atuação do advogado no mundo corporativo
Em entrevista, o CEO e fundador do escritório, Ronaldo Martins, destacou a importância da participação no C-LAW EXPERIENCE. “Foi baseado em dois pontos. Primeiro, o evento era direcionado exclusivamente para advogados, e essa interação com a comunidade jurídica é fundamental. Segundo, o mundo corporativo está exigindo um novo perfil e uma nova atuação dos advogados. A ideia foi levar a essa audiência uma nova proposta de trabalho que temos com o LPO e outras soluções que desenvolvemos. Empresas têm buscado escritórios que compreendam a cadeia de negócios para atuar de forma integrada. Para nós, os dois objetivos foram plenamente alcançados”, afirmou Martins.
Ao detalhar o conceito do Legal Process Outsourcing, Ronaldo Martins explicou que o modelo traz uma simbiose eficiente entre equipes internas e externas, com o apoio da tecnologia. “O LPO tem duas vertentes. Uma delas é atuar no dia a dia das empresas de maneira integrada com os times internos. A grande vantagem é que a tecnologia permite uma atuação conjunta, com gestão compartilhada entre a empresa e o escritório, sempre focada no uso estratégico de dados e informações. Essa simbiose tem sido muito gratificante”, disse.
Case Vermont: atendimento personalizado como diferencial
Entre os convidados do RMA para ilustrar os benefícios do modelo de terceirização de processos, esteve Aércio Kobata, CFO da Vermont, empresa com 25 anos de atuação no setor de Business Process Outsourcing (BPO). A Vermont é especializada em atendimento ao cliente de forma personalizada uma abordagem que se alinha ao conceito de LPO ao destacar a importância de soluções sob medida.

Kobata apresentou o modelo operacional da empresa, que foca em qualidade e customização, em vez de volume. “Nós assumimos o atendimento de clientes de maneira diferenciada. Não trabalhamos com grandes volumes como bancos ou companhias aéreas. Preferimos atuar com empresas que buscam um atendimento personalizado, como a Harley-Davidson, cujo consumidor não quer apenas um meio de transporte, mas vive um estilo de vida. O atendimento precisa refletir isso”, pontuou.
Com 35 clientes em sua base, 80% deles multinacionais, e 500 colaboradores, a Vermont trata cada contrato como um projeto único. “Chamamos isso de atendimento diferenciado. Algumas empresas chamam de premium ou boutique, mas para nós, é entender a necessidade de cada cliente e treinarmos nossas equipes conforme as exigências da marca. Muitas vezes, o próprio cliente participa do treinamento dos atendentes que vão falar em nome da empresa dele”, explicou.
Kobata destacou ainda que o mercado de BPO é variado, e que há espaço para modelos baseados em qualidade e personalização. “Existem empresas cujo modelo exige quantidade. No nosso caso, não. Trabalhamos com empresas que compreendem seu posicionamento de marca e que valorizam a experiência oferecida ao consumidor”, apontou.
Integração estratégica entre Direito e Negócios
A participação do RMA no C-LAW EXPERIENCE reforça a tendência de integração entre jurídico, tecnologia e estratégia corporativa. Ao promover soluções como o LPO e compartilhar experiências bem-sucedidas como a da Vermont, o escritório reafirma seu compromisso com a inovação e com a transformação da advocacia empresarial. Ronaldo Martins concluiu com entusiasmo. “A grandiosidade do evento foi importante. Nós cumprimos nossos objetivos e já estamos planejando renovar nossa participação para os próximos anos. É por meio dessa conexão entre conhecimento jurídico, tecnologia e negócios que vamos continuar oferecendo valor real às empresas”, finalizou.
Foto 1 – Dr. Ronaldo Martins, CEO e fundador do RONALDO MARTINS & Advogados (RMA).
Foto 2 – Aércio Kobata, CFO da Vermont.
Crédito: Divulgação.