ROCK IT CHEGA AOS 10 ANOS E ROMPE A BARREIRA DO MARKETING PROMOCIONAL

Semana passada, o mercado do varejo foi surpreendido com o pedido da Barney’s à corte norte americana para proteção judicial contra falência. O Caso Barney’s, como vem sendo chamado, mostrou a recente fragilidade da indústria varejista no mundo, escancarou a mudança do comportamento do consumidor, mas também abriu as portas para discussões sobre soluções para o setor. Uma das mais tradicionais redes de loja multimarca de luxo do mundo, a Barney’s pediu judicialmente a possibilidade de permanecer aberta enquanto elabora um plano para reverter os negócios e pagar suas dívidas. “Trabalho com o mercado varejista há 15 anos, e há 10 anos quando abri a Rock it, me especializei ainda mais nesse setor. Então posso dizer com segurança que absorver as mudanças do comportamento do consumidor à estratégia do negócio é indispensável. Ela nos ajuda a calibrar se estamos oferecendo o que o cliente quer comprar ou se continuamos insistindo na venda errada. Aqui na Rock it, encaramos o nosso trabalho como uma pesquisa constante e intenso estudo da jornada de compras do shopper na busca pelo portfolio ideal. É basicamente entender se estamos auxiliando nossos clientes a vender o que o shopper precisa comprar ou se estamos apenas comunicando aquilo que está no seu portfólio, porém sem mais espaço no mercado. Assim, trazemos a solução exata seja propondo multicanais de venda, mudanças nas estratégias de vendas, compreendendo seu próprio negócio e os desejos do cliente final”, conta Raquel Bessa, diretora executiva e sócio-fundadora da Rock it, agência de marketing localizada em Campinas e especializada no atendimento ao setor varejista.

Após 10 anos atuando como uma das principais agências de live marketing do interior do estado de São Paulo, sendo reconhecida e premiada como expert na área do varejo, a Rock it cresceu: a agência agora atende a comunicação que cobre toda a jornada do consumidor, on e offline. “Estamos vivendo a versão 4.0 da Rock it. Desde o início desse ano ampliamos o nosso escopo de serviços e estamos preparados para atender os clientes em todas as suas demandas de comunicação. Não mudamos o nosso DNA, então ainda vamos muito para o campo e temos o ponto de venda como fonte constante de informação, mas agora atendemos demandas publicitárias e de marketing digital. Ao todo, são quatro empresas (Rock it, Blitze Promo, Itself Liquidate e Bordi Digital) com negócios específicos que atuam em conjunto ou separadas para atender as demandas dos nossos clientes. E embora a Rock it seja composta por quatro empresas, é preciso deixar claro que isso não burocratiza o atendimento e a agilidade exigida pelos clientes. O planejamento da agência, que agora não é de campanha mas de estratégia de negócio, precisa dominar e saber identificar oportunidades para o cliente em qualquer uma de suas necessidades e assim acionar as especialidades das empresas”, completa Raquel. Grandes e pequenas redes varejistas regionais e nacionais, construtoras, shopping centers estão entre os clientes da agência – nomes como Enxuto Supermercados, Rede Pague Menos de Supermercados, Iguatemi Campinas, Shopping Dom Pedro, Galleria Shopping, Affinity e Philip Morris.

O DNA da Rock it está extremamente ligado ao entendimento completo do cliente final. Esse fator levou a agência a ser reconhecida por sua grande capacidade em fazer seus clientes venderem mais. “O mercado nos vê como um fornecedor capacitado para ajudar nossos clientes a vender e entendemos que para isso acontecer duas coisas são essenciais: entendimento profundo do cliente e seus desafios, e planejamento estratégico. A Rock it entende profundamente a diferença entre planejamento de comunicação e planejamento estratégico. Para a gente essa diferença é bastante clara, inclusive quando apresentamos uma campanha, ela é quase o fechamento óbvio de um ciclo de trabalho, já que o estudo de mercado e objetivos foram amadurecidos entre a agência e o cliente até esse ponto”, explica Bessa.

Letícia Guilhermino, gerente de marketing da rede de supermercados Enxuto destaca a atuação da Rock it. “A Rock it é diferentes das agências que eu já vi no mercado e com as quais eu já trabalhei, pelo fato dela não trabalhar como uma agência de publicidade e sim como uma agência de estratégia. Muitas vezes, o que nós clientes estamos precisando, e nem sabemos que precisamos, é de uma estratégia mais coerente de negócio e não de uma campanha. Então, essa é grande diferença do trabalho que a Rock it vem conquistando e criando aqui na região de Campinas: entrar no negócio do cliente e pensar como parte do time e não como um fornecedor, assim os resultado são muito perceptíveis”, conta.

O foco da Rock it é objetivo: indústrias de pequeno e médio porte com sede na região de Campinas, redes varejistas de comportamento regional, shoppings centers e outros clientes que têm como foco o desenvolvimento de seus produtos em pontos de venda, seja on ou offline. No entanto, ela está preparada para atender todo o tipo de demanda, seja institucional, inbound marketing, B2B e etc. “A Rock it desenha a jornada do shopper e traça as estratégias a partir disso. Embora estejamos fazendo isso instintivamente e há um bom tempo, percebemos que esse está sendo um movimento no mercado brasileiro, dentre as quais tendências como UX e UI”, destaca a diretora executiva.

Foto 1 – Relações Públicas, Diretora Executiva, Raquel Bessa.

Foto 2 – Sócios da Rock it (de pé Raquel Bessa – Relações Públicas, Diretora Executiva e Marcelo Tizziani – Publicitário, Diretor de Operações. Sentado, Ricardo Cohen, diretor financeiro e RH).

Foto 3 – Heads da Rock it

 

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