ROTA DAS BANDEIRAS ENTREGA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA SP-360

ROTA DAS BANDEIRAS ENTREGA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA SP-360

A Concessionária Rota das Bandeiras,
empresa responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Dom
Pedro, entregou oficialmente nesta segunda-feira (30/06), as obras de
duplicação e modernização da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), em
Itatiba. O trecho finalizado, entre o km 74+410 metros e o km 81+700 metros,
recebeu investimento de R$ 90,9 milhões da Concessionária. O governador Geraldo
Alckmin fez a entrega oficial do trecho.  
No total, o trecho conta com 7,3 km de
pistas duplicadas. Além disso, um viaduto foi construído no km 74+900 metros e
dois dispositivos de retorno foram totalmente reformulados, nos kms 78+500
metros (Distrito Industrial de Itatiba) e 81+200 metros (Trevo de Louveira).
Além disso, do km 77+400 metros ao km 81 foram feitas pistas marginais, além da
duplicação da pista principal. Mais de 20 mil usuários que circulam diariamente
pela SP-360 e especialmente as populações das cidades de Jundiaí e Itatiba são
beneficiados com a entrega. “É uma grande obra e uma vacina contra acidentes e
contra a mortalidade na rodovia. Além disso, ajuda no desenvolvimento das
cidades da região, principalmente Jundiaí, Itatiba e Louveira”, destacou o
governador Geraldo Alckmin.
O diretor presidente da Concessionária,
Rota das Bandeiras, Júlio Perdigão, destacou a importância da obra. “Para a
Rota das Bandeiras, trata-se de umas das principais obras dos 30 anos de
concessão, de importância extrema, bem como as marginais da rodovia D. Pedro I
(SP-065) em Campinas e o prolongamento do anel viário Magalhães Teixeira
(SP-083). É uma obra que vai trazer mais segurança e conforto aos nossos
usuários, a principal razão de nosso trabalho”, afirmou.
A duplicação total da SP-360 entre
Jundiaí e Itatiba foi marcada pela inovação. No trecho entregue hoje, uma
tecnologia americana foi usada para evitar trincas em trechos onde ocorre a
junção entre o pavimento existente e o pavimento das novas pistas. A inovação é
chamada de GlasGrid, uma tela de fibra de vidro revestida. De alta resistência,
o produto aumenta o tempo de vida do pavimento e reduz a infiltração de água e
o custo de manutenção da via.
No trecho de Jundiaí, entre o km 66+500
metros e o km 74+410 metros, entregue em novembro de 2013, duas tecnologias
europeias foram usadas. Uma delas foi uma técnica norueguesa usada para
acelerar a construção de um viaduto no Trevo do Caxambu, no km 67 da rodovia.
Chamada de Aterro Ultraleve, a metodologia faz uso de blocos de isopor,
chamados de Expanded Polysterene Blocks (EPS), em substituição a um aterro
convencional, feito com terra. O material, por ser mais leve, pode ser utilizado
sobre terreno de solo mole, característico do trecho.
A outra é de origem portuguesa e serviu
para acelerar a construção do túnel de concreto pré-fabricado também no km 67.
A solução, trazida ao país pela primeira vez pela Odebrecht, na execução das
obras do Rodoanel, possibilitou a conclusão da obra em metade do tempo
necessário para a construção de um túnel convencional.
O governador Geraldo Alckmin aproveitou
a ocasião para anunciar o início das obras de duplicação do km 0 ao km 2 da
rodovia Romildo Prado (SP-063), que liga Louveira a Itatiba. Além disso, estão
previstas a construção de um viaduto no km 2, melhorias na interseção, uma
passarela sobre pista dupla no km 1+800 metros e um trevo em desnível no km
0+800 metros. O investimento da Concessionária é de R$ 35,4 milhões.
A Rota das Bandeiras é uma empresa da
Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados
à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.
Foto 1 – Governador Geraldo Alckmin entrega obras de duplicação da SP 360.
Foto 2 – Trecho duplicado.
Crédito: Divulgação.

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