SABESP AUTOMATIZA PROCESSO DE PESAGEM COM AS SOLUÇÕES DA TOLEDO DO BRASIL

Considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida, ou seja, 28,1 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,5 milhões de pessoas com coleta de esgoto, a Companhia do Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) resolveu automatizar seus processos operacionais e gerenciais, relacionados a pesagem, de seis plantas atendidas pela Toledo do Brasil. São elas: Estações de Tratamento de Esgoto de Suzano,  Barueri, São Miguel Paulista, Parque Novo Mundo, ABC (todas em  São Paulo) e a Unidade Guarapiranga (Santo Amaro) ou Superintendência de Manutenção Estratégica, São Paulo. 

A companhia, que é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 375 municípios do Estado de São Paulo, vinha enfrentando a questão relacionada à precisão e conferência dos materiais químicos comprados, fatores determinantes para garantir o recebimento correto dos produtos discriminados em Nota Fiscal, como também para validar a quantidade destinada para a estação de tratamento. Outro problema estava relacionado as etapas manuais do processo de pesagem, no qual o operador repassava os dados encaminhados à área administrativa para a emissão do manifesto de transporte. Essa etapa estava sujeita a erros de cadastro de veículos e cargas, que podem impactar diretamente no processo de expedição.

Para solucionar a questão, por meio de licitação, a Sabesp adquiriu a solução de automatização do processo de pesagem da Toledo do Brasil, empresa líder em soluções de pesagem e gerenciamento de informações, resultando na operação das balanças totalmente automáticas, sem necessidade de interferência humana e minimizando o tempo de processo, risco de erros e fraudes.

Além da instalação das balanças (para caminhão 950i), o sistema de automação incorpora o software de gerenciamento de pesagens Guardian, possibilitando que todo o processo de entrada e saída dos veículos no terminal seja feito de forma automática, com o uso de cartões de identificação RFID (TAGs) individuais para os motoristas. O TAG está vinculado a todas as informações do caminhão, tal como motorista, transportadora, produto, origem, destino, peso e está integrado ao Guardian que emite os sinais de comando para que cancela, semáforo e display sejam acionados, liberando ou não a entrada do veículo na balança. “O sistema Guardian facilitou o gerenciamento dos dados, tornando a busca das informações mais rápidas e dinâmicas”, afirma Edmilson Barbosa Prado, técnico em Gestão Unidade de Tratamento Regional Oeste da Sabesp. “Além disso, libera o operador para trabalhar em outros processos, não somente no de pesagem”, complementa Jefferson Alexandre de Aguiar, gerente da Unidade de Tratamento Regional Oeste da Sabesp.

São muitos os benefícios da solução da Toledo do Brasil composta de Balança para Caminhões Inteligente (900i) + Sistema Guardian, que proporciona maior controle de entrada e saída de todos os materiais, principalmente em relação a pesagem dos produtos químicos e resíduos, com mais segurança e prevenção de perdas, seja por desvio ou por falha na operação, além de contar com relatórios completos de recebimento e expedição de cargas; aumento da segurança e confiança durante toda a operação de pesagem, através da automação das informações com dados inseridos no sistema automaticamente, via tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), gerando a eliminação de erros no cadastro dos veículos e cargas; redução do custo operacional no posto de pesagem, através da automação da balança rodoviária além da consulta e impressão de ticket por data, hora ou placa do veículo para conferência interna e auditoria externa dos órgãos regulamentadores fiscais e ambientais; e agilidade na pesagem dos processos de carregamento e descarregamento, eliminando o problema de filas, além do controle total do fluxo no posto de pesagem e possibilidade de operação em 24 horas nos 7 dias da semana, graças a assistência técnica exclusiva para manutenção dos equipamentos.

O Coordenador do Mercado Industrial da Toledo do Brasil, Augusto Dejavite Junior, destaca a excelência do projeto da Sabesp.“O sucesso do projeto na Sabesp se deve também ao apoio da equipe especializada em projetos especiais da Toledo, empenhada para a satisfação total do cliente, mesmo em período pandêmico, que exige mais segurança em cada ação, planejamento e dedicação”, diz

Hoje, a Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2020-2024, a companhia planeja investir aproximadamente R$ 20,2 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.

Em parceria com empresas privadas, a Sabesp também presta serviços de água e esgoto para outros quatro municípios: Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque. No segmento de água de reuso, obtida a partir do tratamento de esgoto, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e, como sócia na Aquapolo Ambiental, abastece o Polo Petroquímico de Capuava. No segmento de esgotos não domésticos, a Companhia é sócia da Estre Ambiental, na empresa Attend Ambiental e, recentemente, no segmento de energia elétrica, criou a Paulista Geradora de Energia S.A., em sociedade com a Tecniplan Engenharia e Servtec. A Companhia também oferece serviços de consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional, atuando atualmente no Panamá, Honduras, e Nicarágua, sendo nos dois primeiros países em parceria com a Latin Consult.

A Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda. é líder na área de pesagem no País. Possui uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP), 20 filiais nas principais cidades brasileiras, mais de 1.300 colaboradores, dos quais 400 são técnicos próprios que atuam em todo o território nacional. Além disso, possui sua própria marca registrada Prix, utilizada em centenas de milhares de produtos do mercado varejista e incorporada às soluções industriais, de exportação e de serviços, aliada a uma rede com mais de 2.000 revendedores e assistências técnicas autorizadas.

 

Foto: Guardian Cloud + balança de caminhão 950i.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL FORNECE AO MERCADO NACIONAL O PSSUNIVERSAL E O PSSUNIVERSAL 2 – MÓDULOS DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS

A multinacional alemã, Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de …

Facebook
Twitter
LinkedIn