
O Santander Brasil acaba de anunciar a ampliação da operação do Pix Automático para todos os seus clientes pessoas físicas e jurídicas consolidando uma das principais inovações no ecossistema de pagamentos do país. A nova funcionalidade, que representa uma evolução do tradicional débito automático, busca simplificar os pagamentos recorrentes com mais agilidade, segurança e menos burocracia.
Com o lançamento oficial autorizado pelo Banco Central, o banco passa a oferecer a funcionalidade de forma completa e integrada, após um período de testes iniciado em novembro de 2024, envolvendo clientes pessoa física como pagadores e empresas como recebedoras. Agora, o serviço está disponível em larga escala. “Fomos pioneiros ao lançar o projeto piloto do Pix Automático para nossos clientes PF e avançamos mais um passo rumo à sua consolidação no mercado. Nosso objetivo é garantir liberdade e eficiência na realização de pagamentos recorrentes, por meio de uma experiência simples, confiável e sem burocracia”, afirma Izabella Belisario, diretora de Payments e Serviços PF do Santander Brasil.
Funcionamento simples e controle total para o cliente
Para os clientes pessoa física, a adesão é intuitiva: ao contratar um serviço, o usuário recebe uma solicitação de autorização no aplicativo do banco. Ao aceitar, os débitos passam a ocorrer automaticamente nas datas acordadas, sem necessidade de confirmação a cada pagamento.
A solução oferece controle total ao cliente, que pode cancelar autorizações, definir um valor máximo por cobrança e acompanhar todas as etapas das transações, com direito a notificações em tempo real. Em caso de saldo insuficiente ou falha na transação, o usuário é alertado imediatamente.
O Pix Automático pode ser utilizado no pagamento de contas de consumo (como luz, água e internet), mensalidades escolares e serviços por assinatura sempre mediante autorização prévia do pagador.
Empresas também ganham agilidade e previsibilidade
Para as empresas, independentemente do porte, o Pix Automático representa uma alternativa moderna e eficiente na gestão de recebíveis. A adesão é simples: basta enviar propostas de cobrança recorrente para os clientes. Ao aceitarem, os valores passam a ser debitados automaticamente.
Segundo Paulo Duailibi, diretor de Produtos PJ do Santander, a liberação antecipada da solução no ambiente de testes permitiu às empresas ajustarem suas operações e sistemas internos. “Já temos mais de 50 empresas que aderiram à solução, com potencial de 150 milhões de pagamentos mensais”, destaca.
Potencial de transformação nos meios de pagamento
Dados da Febraban mostram que cada brasileiro paga, em média, quatro contas por mês. Apenas no Santander, entre clientes PF e PJ, são mais de 3,6 bilhões de boletos emitidos anualmente. A expectativa do banco é que uma parte significativa desses pagamentos migre para o Pix Automático nos próximos meses, contribuindo para a redução do uso de boletos e maior eficiência no fluxo financeiro de consumidores e empresas.
Com essa iniciativa, o Santander reforça seu compromisso com a inovação e com a digitalização dos meios de pagamento no país, oferecendo uma alternativa moderna, transparente e integrada à rotina financeira dos brasileiros.
Foto: Paulo Duailibi, diretor de Produtos PJ do Santander.
Crédito: Divulgação.