SÃO PAULO SEDIA 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO ITINERANTE BRASIL CAMARÃO

O 1º. Festival Gastronômico Itinerante Brasil Camarão com a preparação de uma paella marinera  ao vivo, e com entradas da linha “Segredos do Capitão”, da Brasil Camarão teve início nesta quarta-feira (22/11) e segue até o dia 30 de novembro na cidade de São Paulo. A proposta do evento é celebrar as amizades, os encontros regado a uma boa comida e por isso, acontece no finalzinho de novembro, antes das grandes comemorações de final de ano.

Típica da Espanha, a paella marinera só leva frutos do mar: camarões, lula, polvo, mexilhões e pescados. O sabor é afinado por uma mistura única de temperos como açafrão e porções de pimentões variados, tomates e segredinhos do Capitão.

O festival acontece em restaurantes parceiros e que são de cozinhas distintas, mostrando que é possível unir culinárias, tradições e aproveitar o momento para confraternizações. São restaurantes com cozinhas italiana, contemporânea, internacional e japonesa. “A proposta foi buscar espaços com ambientes acolhedores, tradicionais dos paulistanos e que gostam de inovar”, fala Jessica Paixão, a Garota Gastronômica, que fez a curadoria do Festival, na cidade de São Paulo. “São cinco endereços para esta etapa, aproveitando esse final de novembro, para que as pessoas possam ser reunir com amigos, familiares e agradecer este período, que pudemos retornar aos encontros presenciais. Também buscamos harmonizar com sabores diferentes, provando que a culinária une pessoas. Temos a paella, que tem toda uma tradição para as celebrações espanholas;  as entradinhas como o Bobó de Camarão e o Escondidinho de Camarão, clássicos da nossa culinária, terminando com cheesecake com cobertura de frutas vermelhas e para harmonizar, vinhos nacionais”, complementa a Jessica, que também é chef de cozinha.

A origem da Paella vem do latim “Patella”, bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos deuses, nos rituais de fecundação da terra. Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares, nos finais de semana, e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria “Para Ellas” dando origem ao nome. A Paella é um prato festivo e tradicional da culinária espanhola, que os espanhóis saboreiam em datas especiais: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Os ingredientes são Camarões, lula, polvo, pescados, mariscos, mexilhões, arroz especial, açafrão, temperos variados, tomate e pimentões vermelho e amarelo.

 

Foto: Jessica Paixão, a Garota Gastronômica, que fez a curadoria do Festival, na cidade de São Paulo.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTAS APONTAM QUE SUCESSÃO E DIVISÃO DE BENS DE ABILIO DINIZ DEVEM ACONTECER DE FORMA TRANQUILA

A morte do empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, no último domingo (18/02) causou uma …

Facebook
Twitter
LinkedIn