Belo Horizonte (MG), adquiriu, no início de 2012, o SAP Business One com
objetivo de garantir suporte à sua estratégia de crescimento, e obteve
resultados como grandes mudanças nos processos corporativos e desenvolvimento
sustentável. A Zethos, parceira de negócios SAP, realizou a implementação da
solução.
um sistema de gestão que desse suporte à sua estratégia de crescimento agressivo.
Em 2000, a Fina Flor testou alguns sistemas menores, e, em 2008, desenvolveu um
sistema próprio e contratou uma software house para cuidar do projeto. No
entanto, o software não tinha integração e era focado no faturamento. “Com o
tempo e o crescimento da empresa, percebemos a necessidade de um sistema de
gestão mais robusto. Foi quando decidimos que era o momento de ir ao mercado
buscar um sistema e escolhemos o software de gestão SAP Business One pela
estabilidade do sistema, aderência à nossa demanda e reconhecimento mundial das
soluções SAP”, afirma Carlos Magno, sócio-diretor da Fina Flor.
a adoção de um sistema de gestão, a implementação do SAP Business One na Fina
Flor representou mudanças também na cultura da companhia. Durante o processo de
definição do escopo da solução, o time da Fina Flor percebeu que haveria a
necessidade de mudanças culturais. “Não queríamos um sistema que automatizasse
nossos erros, mas que estivesse baseado nas melhores práticas de mercado e nos
permitisse adotá-las. Tivemos uma grande mudança nos processos corporativos.”
Além disso, o processo trouxe também mais qualificação para a área de TI, que
passou a contar com um engenheiro de sistemas formado na academia SAP.
organização, eliminando entradas de dados duplicadas, custos e erros, a
implementação do SAP Business One possibilitou atender à legislação específica
do setor de cosméticos. “Com o sistema, tivemos condições de atender a uma
condição da Anvisa, que exige a rastreabilidade dos lotes de produtos. Em
resumo, hoje conseguimos mensurar com muito mais rapidez todas as informações”,
afirma Magno.
todos os estados brasileiros até o ano de 2015. Isso deve ocorrer por meio de
representantes, distribuidores e atacadistas. No mesmo período, a Fina Flor
deseja alcançar a marca de 20% de exportações. Para isso, a empresa conduz
iniciativas como a aquisição do SAP Business One e ações sustentáveis, para
alavancar seu crescimento que, na última década, apresentou a média de 35% ao
ano.
estratégia de crescimento da Fina Flor. De acordo com Sandra Vaz,
Vice-Presidente de Vendas para Ecossistema e Canais da SAP Southern Latin
America (SoLA), para a empresa, é uma satisfação poder contribuir com a
expansão dos negócios da Fina Flor. “Com o SAP Business One, e os níveis de
produtividade de maneira rápida, atingindo a empresa estará melhor preparada
para otimizar seus processos internos alto nível de eficiência”, afirma a
executiva.
investindo no sistema. Um exemplo é investimento a ser feito no módulo PCP, o
único não implementado, que deve entrar em operação em 2014. “Ele vai nos
permitir um controle ainda maior da produção. Será o nosso próximo passo”,
conclui. “Para a Zethos, esta foi a primeira implementação do SAP
Business One em uma empresa do segmento de cosméticos, a qual visa o foco no
controle e otimização de processos”, afirma Sergio Viegas, executivo da Zethos.
Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, desenvolve, fabrica e
comercializa produtos de beleza e contribui com a geração de riqueza para o
Brasil.
mais de 10 anos em diversos segmentos, apoiando empresas em seu crescimento,
através por meio da implantação de soluções, desenvolvimento de softwares,
treinamento e suporte a clientes. Uma Parceira SAP da categoria
Gold Partner, focada na plataforma SAP Business One, software de gestão ERP específico
para empresas de pequeno e médio porte.
Como MASTER VAR SAP, a atuação da empresa atinge as regiões sudeste e
centro-oeste brasileiro, regiões que concentram mais 65% do PIB nacional. Por
meio de sua sede em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, suas duas filiais
em São Paulo e Brasília e de parceiros de negócios distribuídos por estas
regiões, a Zethos expande a capilaridade do ecossistema SAP junto a pequenas e
médias empresas
Como líder do mercado
mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas
de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde
a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP
capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com
mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e
aplicativos da SAP dão a mais de 253.500 clientes no mundo (incluindo aqueles
provenientes da aquisição da SuccessFactors e Ariba) condições para operar,
decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade.