SAP BUSINESS ONE CONTRIBUI COM PLANO DE CRESCIMENTO DE COMPANHIA DE COSMÉTICOS

A Fina Flor, marca brasileira de cosméticos criada há 17 anos em
Belo Horizonte (MG), adquiriu, no início de 2012, o SAP Business One com
objetivo de garantir suporte à sua estratégia de crescimento, e obteve
resultados como grandes mudanças nos processos corporativos e desenvolvimento
sustentável. A Zethos, parceira de negócios SAP, realizou a implementação da
solução.
Desde o início de suas operações, em 1996, a companhia buscava
um sistema de gestão que desse suporte à sua estratégia de crescimento agressivo.
Em 2000, a Fina Flor testou alguns sistemas menores, e, em 2008, desenvolveu um
sistema próprio e contratou uma software house para cuidar do projeto. No
entanto, o software não tinha integração e era focado no faturamento. “Com o
tempo e o crescimento da empresa, percebemos a necessidade de um sistema de
gestão mais robusto. Foi quando decidimos que era o momento de ir ao mercado
buscar um sistema e escolhemos o software de gestão SAP Business One pela
estabilidade do sistema, aderência à nossa demanda e reconhecimento mundial das
soluções SAP”, afirma Carlos Magno, sócio-diretor da Fina Flor.
Após um ano da implementação, Carlos Magno afirma que, mais que
a adoção de um sistema de gestão, a implementação do SAP Business One na Fina
Flor representou mudanças também na cultura da companhia. Durante o processo de
definição do escopo da solução, o time da Fina Flor percebeu que haveria a
necessidade de mudanças culturais. “Não queríamos um sistema que automatizasse
nossos erros, mas que estivesse baseado nas melhores práticas de mercado e nos
permitisse adotá-las. Tivemos uma grande mudança nos processos corporativos.”
Além disso, o processo trouxe também mais qualificação para a área de TI, que
passou a contar com um engenheiro de sistemas formado na academia SAP.
Por fim, além de automatizar as informações para toda a
organização, eliminando entradas de dados duplicadas, custos e erros, a
implementação do SAP Business One possibilitou atender à legislação específica
do setor de cosméticos. “Com o sistema, tivemos condições de atender a uma
condição da Anvisa, que exige a rastreabilidade dos lotes de produtos. Em
resumo, hoje conseguimos mensurar com muito mais rapidez todas as informações”,
afirma Magno.
Atualmente, a Fina Flor tem como objetivo estar presente em
todos os estados brasileiros até o ano de 2015. Isso deve ocorrer por meio de
representantes, distribuidores e atacadistas. No mesmo período, a Fina Flor
deseja alcançar a marca de 20% de exportações. Para isso, a empresa conduz
iniciativas como a aquisição do SAP Business One e ações sustentáveis, para
alavancar seu crescimento que, na última década, apresentou a média de 35% ao
ano.
O investimento em soluções de gestão da SAP está alinhado à
estratégia de crescimento da Fina Flor. De acordo com Sandra Vaz,
Vice-Presidente de Vendas para Ecossistema e Canais da SAP Southern Latin
America (SoLA), para a empresa, é uma satisfação poder contribuir com a
expansão dos negócios da Fina Flor. “Com o SAP Business One, e os níveis de
produtividade de maneira rápida, atingindo a empresa estará melhor preparada
para otimizar seus processos internos alto nível de eficiência”, afirma a
executiva.
Para o futuro, Magno afirma que o objetivo é continuar
investindo no sistema. Um exemplo é investimento a ser feito no módulo PCP, o
único não implementado, que deve entrar em operação em 2014. “Ele vai nos
permitir um controle ainda maior da produção. Será o nosso próximo passo”,
conclui. “Para a Zethos, esta foi a primeira implementação do SAP
Business One em uma empresa do segmento de cosméticos, a qual visa o foco no
controle e otimização de processos”, afirma Sergio Viegas, executivo da Zethos.
A Fina Flor marca brasileira nascida há mais de quinze anos em
Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, desenvolve, fabrica e
comercializa produtos de beleza e contribui com a geração de riqueza para o
Brasil.
A Zethos é uma integradora de soluções de negócios que atua há
mais de 10 anos em diversos segmentos, apoiando empresas em seu crescimento,
através por meio da implantação de soluções, desenvolvimento de softwares,
treinamento e suporte a clientes.   Uma Parceira SAP da categoria
Gold Partner, focada na plataforma SAP Business One, software de gestão ERP específico
para empresas de pequeno e médio porte.     
Como MASTER VAR SAP, a atuação da empresa atinge as regiões sudeste e
centro-oeste brasileiro, regiões que concentram mais 65% do PIB nacional. Por
meio de sua sede em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, suas duas filiais
em São Paulo e Brasília e de parceiros de negócios distribuídos por estas
regiões, a Zethos expande a capilaridade do ecossistema SAP junto a pequenas e
médias empresas

Como líder do mercado
mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas
de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde
a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP
capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com
mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e
aplicativos da SAP dão a mais de 253.500 clientes no mundo (incluindo aqueles
provenientes da aquisição da SuccessFactors e Ariba) condições para operar,
decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn