SEA SHEPHERD, COM APOIO DA ODONTOPREV, FAZ EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA DE LIMPEZA DE PRAIAS DO CHUÍ AO OIAPOQUE

A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, realizam a primeira expedição terrestre da organização para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras. A expedição contará com um ônibus, reformado para ter impacto mínimo ao meio ambiente, que percorrerá 16 mil km, começando em abril de 2022 no Chuí e com término previsto para agosto de 2023, no Oiapoque.

Cobrindo toda a costa brasileira, do sul ao norte, os cientistas voluntários a bordo do ônibus irão avaliar desde praias urbanas até praias desertas. Toda a expedição será documentada pela Produtora Brasileira, divulgando o percurso dos voluntários a bordo durante a viagem.

Juan Pablo Torres Flores, Coordenador Técnico da Sea Shepherd Brasil, conta que o objetivo da expedição é gerar dados para informar a população e influenciar órgãos governamentais na criação de políticas públicas. “Mesmo com a Sea Shepherd expondo por anos como o plástico está em todo lugar no oceano, nada significativo ainda foi feito. Fica clara a urgência de abordar a questão do plástico no oceano com ciência e dados concretos, para assim exigir por políticas públicas com argumentos fortes e convicção. A expedição Ondas Limpas visa trazer evidências científicas para que ações bem embasadas sejam tomadas com urgência”.

O projeto é financiado pela Odontoprev, que busca apoiar ações sociais e ambientais e é uma das duas únicas empresas carbono neutro no país. Durante o estudo, também serão oferecidas consultas odontológicas gratuitas para a população de baixa renda e catadores nas áreas de parada da jornada. Renato Costa, Diretor da Odontoprev, conta que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer. “Buscamos parceiros que tenham ideais alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de centenas de pessoas, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”.

O presidente da empresa, Rodrigo Bacellar, também lembra que a ação faz parte das ações da Década da Ciência Oceânica proposta pela ONU. “A Odontoprev é signatária do pacto Global da ONU e essa expedição e todos os dados que irá gerar vão nos ajudar a destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta. Essa conscientização é fundamental para o cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 14 –Vida na Água”.

A expedição conta ainda com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos m​​arinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”. Atualmente, o Brasil despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto país que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).

A expert em logística reversa Yattó também participará da ação mapeando as cooperativas de reciclagem, planejando a coleta de resíduos e medindo o impacto da operação, desde a emissão de CO2, utilização de água, até o impacto no oceano e no social das cooperativas.

Outras empresas com foco sustentável como Naveia, leites de aveia, Mami Wata, com protetores solares e Positiv.a, com produtos de limpeza e cuidados pessoais, também contribuíram com doações para que toda a operação não emita toxicidades ao meio ambiente, tenha o mínimo de plástico gerado e contribua para a dieta 100% à base de plantas, assim reduzindo ainda mais o impacto de água e carbono e da operação.

O ônibus, adquirido especialmente para esta operação, foi reformado para acomodar até 6 voluntários, e recebeu doações de bateria de lítio da empresa líder de baterias de lítio UNICOBA, assim como preços reduzidos de painéis solares SunPower pela Mobimax e de inversores da NeoSolar para garantir um impacto mínimo na realização desta pesquisa.

A Sea Shepherd é reconhecida globalmente como a organização mais poderosa e passional da proteção da vida marinha e dos oceanos. Estabelecida em 1977 pelo capitão Paul Watson, a organização sem fins lucrativos está na missão de defender, proteger e conservar os oceanos e a vida marinha. Ela conta com a maior marinha privada do mundo, e lidera campanhas colaborativas de ação direta ‘Pelo Oceano’. No Brasil ela está presente desde 1999, e conta hoje com ações diretas de limpeza de praias, proteção de cetáceos e de educação ambiental.

Com cerca de 8 milhões de beneficiários, a Odontoprev é a líder no segmento de Assistência Odontológica, presente em mais de 2.600 municípios, em todas as regiões do Brasil, com mais de 29 mil dentistas credenciados.

Fundada em 1987, a empresa conta com soluções para todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, empresas PME e planos individuais, nas marcas Odontoprev, Bradesco Dental, BB Dental e Odonto System, entre outras.

 

Foto: Ônibus da primeira expedição terrestre da Sea Shepherd Brasil para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Facebook
Twitter
LinkedIn