SEALED AIR COMEMORA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS E PREMIADOS PELO EDUCANDO

Com o intuito de contribuir para um ensino educacional melhor no País, a Sealed Air, multinacional americana do setor de embalagens, apoia e investe no Projeto Educando/STEM Brasil, o qual visa formar educadores excepcionais nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática para que possam preparar alunos de escolas públicas para a faculdade e, consequentemente, uma carreira mais próspera.

Participante há um ano e meio do Educando, a Escola Estadual Professor Celso Henrique Tozzi (Diretoria de Ensino – Campinas Leste), localizada em Jaguariúna, interior de São Paulo, mesma cidade onde a Sealed Air tem uma unidade fabril no Brasil, foi a escolhida para participar do projeto.

Até o momento, através do Educando, já foram capacitados dez professores da escola trazendo resultados bem positivos. Integram o projeto alunos da primeira e segunda série do ensino médio, os quais têm quatros aulas práticas semanais com turmas divididas, das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática. “O Educando proporciona um espaço muito importante na formação de nossos professores, que recebem treinamento no próprio ambiente de trabalho. Eles são direcionados a ministrar aulas práticas, que proporcionam experiência única entre eles e os profissionais do Projeto Educando. A partir disso, replicamos nossos conhecimentos aos nossos alunos, que passam a vivenciar a ciência na prática, transformando-se em jovens pesquisadores”, afirma Renato Mariano, Professor Coordenador de Ciências da Natureza e Matemática.

Ainda, segundo o coordenador, são uns 30 alunos participando de projetos no ambiente escolar por ano. “O Educando é bem abrangente, porque participam de aulas práticas, toda semana, em média, 300 alunos. Entretanto, como temos eletiva, podemos chegar a praticamente a totalidade de nossos alunos, em algum momento, participando das aulas”, comemora

Dessa forma, muitos projetos de iniciação científica estão vinculados às aulas práticas, despertando curiosidades nos estudantes, levando-os a aprofundar mais os estudos e pesquisas. Os resultados são vários projetos desenvolvidos e premiados, como o Tratamento de água – Água Limpa, vencedor do Grande Desafio da Unicamp de 2019. “Desenvolvemos um filtro de água alternativo e de baixo custo para comunidades rurais carentes para tratar água de rios e poços, por exemplo”, enfatiza o aluno do primeiro ano, Lucas Leobino, idealizador e participante deste projeto.

Visando atender um problema de saúde da própria aluna da escola, Ana Beatriz, foi desenvolvido o projeto Hidraderme, cujo objetivo foi criar um creme para a pele extremamente seca, o qual apresentou resultado satisfatório. Esse projeto foi premiado na Feira de Ciências Jovem, em Recife, neste ano.

Um projeto premiado internacionalmente é o Carbono Zero-Tozzi Sustentável, cuja finalidade é tornar a escola sustentável, através da economia de energia elétrica no ambiente escolar e sequestro de carbono, ou seja, a equação extraída do consumo de carbono gerado pela unidade escolar. A pesquisa resultou no plantio de aproximadamente 500 árvores nativas do Estado de São Paulo e doação de 350 mudas. Esse projeto ficou em 3° lugar em Ciências Biológicas na FEMIC – 2019, e recebeu uma credencial para participar de um fórum de Meio Ambiente, em Porto Rico, em 2020.

Criar um aromatizante capaz de prevenir a Herpes foi o projeto A Cor da Fotossíntese/Manjeromático, e dessa forma foi feito teste para ver em qual condição de luz ou ausência a planta poderia produzir mais princípios químicos. Esse trabalho contou com as parcerias da Unicamp (fez a análise dos espectros), da UFSCAR (análise do solo) e da Embrapa (cromatografia do óleo). Esse projeto ficou em 1º lugar em Ciências Biológicas na VII Mostra da 3M.

A Sealed Air se sente honrada de contribuir e participar do Educando e, como retribuição, abriu as portas da sua unidade fabril de Jaguariúna para um grupo de alunos da escola conhecer as instalações, no último dia 28 de novembro.  “Esse projeto vai ao encontro da missão da empresa em criar ações sustentáveis, visando o bem-estar da sociedade”, ressalta Pedro Henrique da Silva, gerente de comunicação e marketing da Sealed Air.

O STEM Brasil oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e exatas dos estados brasileiros. A formação envolve quatro áreas: Física, Química, Biologia e Matemática. E a todas elas, incorporamos as habilidades do século XXI necessárias ao mundo do trabalho, resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação. Atualmente, está presente em 14 estados brasileiros. O programa também é o primeiro dos programas do Educando a se internacionalizar: STEM México iniciou a sua operação no estado mexicano de Campeche em 2018.

A Sealed Air cria soluções de embalagem que aumentam a eficiência operacional, estendem a vida útil e reduzem o uso de recursos ao longo de toda a cadeia produtiva. Com um grande portfólio de produtos e equipamentos, a empresa é capaz de atender desde soluções para alimentos a soluções de proteção para a indústria. Suas inovações podem, de fato, dobrar a vida útil de alimentos como massas frescas, e estender substancialmente a vida útil das carnes, de dias para semanas. Do campo à mesa do consumidor, suas tecnologias, materiais inovadores e equipamentos preservam a nutrição, ao mesmo tempo em que realçam o sabor e a segurança dos alimentos. Os avanços da empresa asseguram um mundo em que, cada vez mais, as colheitas não serão perdidas e a oferta de alimentos será mais abundante, mais segura e com menos desperdício.

 

Fotos 1 e 2 – Projeto Educando/STEM Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PLATAFORMA OFERECE CLUBE DE VIAGENS POR ASSINATURA

A plataforma ViroTrip foi lançada oficialmente neste mês de março. A startup de turismo do …

Facebook
Twitter
LinkedIn