SEBRAE-SP CRIA CARTILHA PARA AUMENTAR VENDAS NO DIA DOS PAIS

03 de agosto de 2015.
Para auxiliar no aumento das vendas
em uma das mais importantes datas para o comércio varejista, o Sebrae-SP lançou
a cartilha “Venda Melhor – Dia dos Pais”.
Com orientações didáticas e bastante
detalhadas, a cartilha traz orientações para o empreendedor com as melhores
soluções para preparar a fachada da loja, confeccionar a vitrine, compor cores,
além de variados kits para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais
e melhor – inclusive no ambiente virtual. “Eventos sazonais são ótimos momentos
para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva.
Assim como as outras datas, o Dia dos Pais traz desafios e oportunidades para o
varejo”, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Para auxiliar o lojista a alcançar
bons resultados, a cartilha concentra orientações para que o lojista tome
alguns cuidados como: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar
descontos de fornecedores; equilibrar o estoque para não perder oportunidades
de venda ou ficar com produtos encalhados, fazer um mix de produto e serviços,
fazer promoções e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as
instruções de apoio ao comerciante.
A cartilha desenvolvida pelos
especialistas do Sebrae-SP ainda lembra da importância de se investir no
aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes
públicos. Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa. Diante
disso, é necessário que o vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e
saiba dar explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos.
Já com relação ao ponto de venda, a
cartilha orienta o empresário para checar se há necessidade de instalar mais
máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Outra
sugestão é a criação do dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para
vender mais e cadastrar novos clientes.
O material está disponível em http://sebr.ae/SP/vm_dpais2015 e para ter acesso ao conteúdo é preciso se cadastrar no site ou ir
pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar a versão impressa
Passos para vender mais e melhor
– Abordagem ao cliente: A parte
crítica da venda são os primeiros 30 segundos. O vendedor deve seguir três
passos: O primeiro é se apresentar ao cliente e cumprimenta-lo pelo nome. O
segundo é deixar o possível comprador à vontade e o terceiro é estar atento
caso seja chamado para auxiliar na compra.
– Apresentar e demonstrar o produto: Neste ponto da
venda, o importante é fazer o cliente participar da apresentação. Faça-o pegar
o produto, manuseá-lo e experimentá-lo. É fundamental ir conquistando pequenas
concordâncias do cliente. No final, com tantas concordâncias, ficará difícil
para o cliente fugir do tão esperado sim.
– Preço e valor: Os clientes
buscam o menor preço, no entanto o vendedor nunca deve falar de valores no
início da conversa. Antes de tudo é preciso apresentar os benefícios do
produto.
– Fechar uma venda: Algumas perguntas
como: “Quando eu vou receber a mercadoria?” ou “Quando devo pagar?” são formas
de compromissos. Quando isto acontecer, o vendedor deve fechar a venda
rapidamente.
Foto: Superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Crédito: Divulgação.
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