SEBRAE-SP EM CAMPINAS PROMOVE OFICINAS E PALESTRAS PARA LOJISTAS

10 de setembro de 2015.
O comércio paulista enfrenta grandes desafios diante da queda do nível
de emprego e renda, aumento da inflação e alta dos juros, que derrubaram o
faturamento dos pequenos negócios do setor em 12,2% no primeiro semestre e
esfriaram o ânimo dos comerciantes em investir e contratar. Para enfrentar este
cenário, de 14 a 18 de setembro o Sebrae-SP promove a Semana do Comércio
Varejista – uma grande ação de orientação em todo o Estado, envolvendo 37
produtos Sebrae para melhorar gestão e vendas, sendo sete soluções destinadas à
inovação do segmento.
Em
Campinas, o Escritório Regional do Sebrae-SP terá uma
programação especial com oficinas e palestras sobre gestão do negócio e
técnicas para a melhoria do ponto de venda para atrair o consumidor. No período
serão aplicados conteúdos sobre Vitrinismo, Visual Merchandising e Técnica de
Exposição de Produtos, e palestras gratuitas sobre marketing e finanças
destinadas a donos de micro e pequenas empresas do setor.  “O pequeno
varejo é fundamental para geração de emprego e renda, e sofre com o
desaquecimento da economia e das vendas no mercado doméstico. A Semana será uma
experiência piloto, concentrando atividades voltadas especificamente ao apoio a
esse segmento no estado de São Paulo, com ações integradas que se replicarão em
todos os 33 escritórios regionais do Sebrae-SP”, explica o diretor
superintendente do  Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A programação em Campinas começará com a oficina de Vitrinismo, no dia
14, com, a apresentação dos tipos de vitrine, a função do vitrinista e os
materiais básicos de montagem, as técnicas de composição e exposição dos
produtos, as cores, a iluminação e o planejamento. O conteúdo visa mostrar como
uma vitrine bem elaborada pode tornar o ponto de venda mais atraente.
No dia 15 será a vez da oficina de Visual Merchandising que abordará o
layout do ponto de venda, os componentes que influenciam o consumidor na hora
da compra, a disposição e exposição dos produtos no espaço interno da loja e os
tipos de compra (por impulso e planejada).
A terceira oficina, no dia 16, tem como proposta auxiliar os lojistas
sobre as técnicas de exposição dos produtos. O conteúdo envolve os locais para
exposição, as ações promocionais, estratégias de marketing, planejamento e
execução, peças promocionais e planejamento.
Segundo o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos
Cavalcante, o visual do ponto de venda, a montagem da vitrine e a forma de
exposição dos produtos são fatores que influenciam o desejo de compra do
consumidor. “Diante da crise, com a retração do consumo, uma vitrine bem
elaborada é fundamental para atrair o cliente”, destaca.
As oficinas serão aplicadas por consultores do Senac, entidade parceira
do programa Sebrae Inova e que oferece soluções de gestão empresarial,
inovação, tecnologia, acesso a mercado e ao crédito. O investimento é de
R$ 90,00 por participante, parcelado em até três vezes no cartão de crédito. Os
empresários poderão fazer inscrições no Escritório Regional pelo telefone (19)
3284-2251 e 3284-2244.
A programação da Semana do Comércio Varejista terá três palestras
gratuitas e um curso sobre Gestão Estratégica de Vendas. No dia 17 o tema será
“Finanças”, com dicas para organizar o caixa da empresa; no dia 18, pela manhã
será a vez da palestra “Controle seu estoque e não perca dinheiro” que vai
orientar os participantes sobre como dimensionar o estoque de acordo com o
volume de vendas; e no período da tarde a capacitação abordará o “Marketing” e
as ações promocionais para o aumento das vendas.

Foto 1 – Diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Foto 2 – Gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante.
Crédito: Divulgação.                  

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn