SEBRAE-SP LANÇA CARTILHA PARA COMÉRCIO AUMENTAR AS VENDAS DE NATAL

03 de dezembro de 2014.
Para auxiliar os lojistas a incrementar
as vendas na data considerada a mais importante do calendário  pelo
comércio varejista nacional, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda
Melhor Natal”. Disponível na internet, o empreendedor pode obtê-la em http://sebr.ae/sp/vm_natal2014.
“O Natal é a data do ano mais promissora para os lojistas venderem e
lucrarem mais. Por isso, as dicas passadas pelos consultores do Sebrae-SP podem
ajudar muito no preparo adequado para impulsionar os negócios. A cartilha
ensina desde a iluminação da fachada, decoração no interior até os cuidados
para as vendas nas lojas virtuais”, afirma o superintendente do Sebrae-SP,
Bruno Caetano.
O cuidado com o visual é o primeiro
ponto tratado na cartilha. Seja loja de rua, em shopping ou e-commerce,
todas precisam estar atrativas. O material desenvolvido pelos especialistas do
Sebrae-SP ensina o lojista a expor os produtos da melhor forma e iluminar a
vitrine para que chame a atenção dos clientes.
O segundo ponto é o bom atendimento. A
equipe precisa estar treinada e preparada para o aumento da demanda. Conhecer
bem os produtos vendidos é fundamental.  Cadastre todos os novos
compradores para manter contato posterior. A cartilha ensina boas práticas para
satisfazer o cliente, como o atendimento personalizado e nome identificando o
vendedor e conhecimento de produto ou serviço daquilo que se está oferecendo.
“Cliente bem atendido compra mais e volta ao estabelecimento”, lembra Caetano.
A organização de estoque e o cronograma
de recebimentos de produtos também ajudam no aumento do faturamento. O que
comprar para o período e como vender por faixa etária e sexo – além de muitas
outras dicas valiosas – estão incluídas na cartilha.
O material mostra, ainda, de forma
detalhada, como estruturar sua loja virtual para o período do Natal, além de
dar dicas para a realização de promoções e divulgação da loja.
Dicas para vender mais no período
1 – Ilumine a fachada de sua loja: a iluminação é fundamental.
Use lâmpadas e pisca-piscas. À noite, deixe as luzes das vitrines ligadas. Se a
loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passa.
2 – Vitrine vendedora: não importa se
a loja é grande ou pequena. A vitrine precisa chamar a atenção de quem passa.
No Natal, use cores fortes e formas.  
3 – Decore o interior da loja: o primeiro
passo será fazer a divisão do ambiente. Pense em como organizar o espaço para
expor artigos sem atrapalhar a movimentação dos clientes.
4 – Equipe bem preparada: garanta que a
equipe esteja bem estruturada e preparada. Assegure que o atendimento ao
consumidor seja realmente bom.
5 – Divulgue sua loja: de nada adianta
fazer promoção, decoração, investimento, motivação e treinamento de
colaboradores se o lojista não divulgar sua loja.
6 – Planejamento: independentemente
se a loja for na rua, no shopping ou na internet, planejar é fundamental. Faça
uma lista de estoque, de produtos mais vendidos e datas de entregas.
7 – Atendimento ao cliente: bom atendimento
significa: gentileza, prontidão, paciência, interesse e conhecimento do
produto.
8 – Liquide as sobras de Natal: as sobras de
mercadorias do Natal precisam entrar em liquidação: preços menores e promoções.

Foto: Superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Crédito: Divulgação.
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