SEBRAE-SP LEVA PEQUENOS NEGÓCIOS À PET SOUTH AMERICA

23 de outubro de 2015.
Entre os dias 27 e 29 de outubro,
acontece a 14ª edição da Pet South America, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Mais uma vez, o evento trará tendências, novidades e discussões relacionadas ao
setor pet e veterinário, que, em 2014, teve um  faturamento de R$ 16,7
bilhões no Brasil – 10% a mais do que no ano anterior. Este ano, 37 micro e
pequenas empresas (MPEs) participarão da feira com o apoio do Sebrae-SP, em uma
área de 333 m². “Feiras funcionam como grandes vitrines. É a oportunidade dos
pequenos negócios mostrarem seus produtos e também firmarem importantes
parceiras. No ano passado, por exemplo, levamos 34 empresas que fizeram mais de
1700 contatos no evento e geraram cerca de 1000 negócios, com faturamento
estimado em mais de R$ 2 milhões”, explica Bruno Caetano,
diretor-superintendente do Sebrae-SP.
A entidade, que participa do evento
desde 2011, subsidiou até 50% do custo do estande, facilitando a participação
desses pequenos negócios. Os artigos que serão expostos vão desde produtos de
higiene, roupas e materiais cirúrgicos, equipamentos médicos, caixas de
transportes, edredons e lençóis para cães e gatos, brinquedos, suplementos,
entre outros.
De acordo com Ricardo Calil, gerente
do Sebrae-SP, mesmo com a crise atual, o setor continua crescendo e não há
mudanças significativas. “Você lida com vidas e ninguém deixa, por exemplo, de
comprar comida para seu bicho de estimação”, diz, reforçando que geralmente é a
área de pet food que impulsiona o crescimento do setor – em
2014, representou 66,9% do faturamento, seguido por pet serv. (serviços)
com 17,8%, pet care 8% e pet vet (produtos
veterinários), 7,3%.
Em 2014, as exportações nacionais
tiveram saldo positivo e acompanharam o ritmo de crescimento do faturamento
geral do setor no Brasil, totalizando US$ 269,3 milhões – cerca de 10% a mais
que os US$ 243 milhões de 2013. Já as importações diminuíram aproximadamente
55%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de
Estimação (Abinpet). Um sinal de que a indústria nacional tem suprido a demanda
interna.
A feira contará com a participação de
mais de 300 marcas nacionais e internacionais e a perspectiva é receber mais de
23mil visitantes.
De acordo com o coordenador estadual
do segmento, Márcio Bertolini, o Sebrae-SP promove em seus 33 escritórios
regionais, espalhados por todo o estado, orientações a empresários da área e
também trabalha em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e
com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
(Abinpet), a fim de capacitar e profissionalizar o setor com ferramentas de
gestão e soluções tecnológicas.
A cartilha Comece Certo Pet Shop
também é um excelente material de apoio e pode ser baixada gratuitamente pelo
portal: www.sebraesp.com.br.
O Brasil já ocupa a 2º posição no
mercado mundial de Pet. Pet care, serviços e medicamentos – tem 34% do comércio
e 66% pertence à categoria pet food (rações e outros alimentos), de acordo com
a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
(Abinpet). O setor pet representa 0,38% do PIB nacional, e tem aumentado
aproximadamente 11% ao ano – acumulando 52% de crescimento nos últimos cinco
anos.
Há 132,4 milhões de animais de
estimação no País, divididos em 52,2 milhões de cães, 37,9 milhões de aves,
22,1 milhões de gatos, 18 milhões de peixes ornamentais e 2,21 milhões de
pequenos animais, como répteis e mamíferos, segundo estudo do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013.
Foto: Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Crédito: Divulgação.
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