SEBRAE – SP ORIENTA LOJISTAS SOBRE VENDAS PARA O DIA DOS PAIS

04 de agosto de 2014.
Promoções, descontos, kits
especiais, vantagens na compra de mais de um presente, vitrine organizada e bom
atendimento estão entre as dicas do Sebrae-SP para que os lojistas  de Campinas aproveitem o movimento do
comércio às vésperas do Dia dos Pais. “Entre sexta-feira e sábado,
tradicionalmente, cresce o movimento de consumidores em busca de presentes e o
lojista precisa estar preparado para atrair novos clientes e aumentar o faturamento
do negócio”, orienta o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos
Cavalcante.
      
Vitrine – É importante que o
lojista tenha uma vitrine bem organizada e que os produtos exibidos estejam no
estoque. “O consumidor leva em média de 15 a 20 segundos para avaliar a
vitrine, é importante que ela esteja bem montada. Se houver produtos em
promoção, em destaque na vitrine, é preciso ter volume para atender a demanda”,
afirma.
Estoque – Se a loja reforçou seu
estoque com produtos para atender as vendas em função da data comemorativa do
Dia dos Pais, a orientação é para que o lojista faça algum tipo de promoção com
descontos para a compra de mais uma peça ou condições diferenciadas de
pagamento. “O lojista pode dar desconto na segunda peça ou aumentar o
parcelamento em mais vezes na compra de mais de uma peça”, explica Cavalcante.
Kits – Outra opção para
incrementar as vendas são os kits promocionais. Segundo o gerente do Sebrae-SP
em Campinas, uma loja de roupas masculinas, por exemplo, pode montar kits com
camisa e gravata com preços mais atrativos.
  
Atendimento – A equipe de vendas
deve estar preparada para atender bem, especialmente se a loja estiver cheia.
“Sem um bom atendimento, um novo cliente, que ainda não conhece a loja, pode
desistir da compra. O mesmo vale se houver filas em excesso, seja para ser
atendido pelo vendedor ou na hora de pagar no caixa”, ressalta. Outra dica é
aproveitar a ocasião para cadastrar novos clientes e usar os canais de
relacionamento com o cliente para outras datas comemorativas.
Cartilha “Venda Melhor”
Também  para orientar os empresários a aumentarem
suas vendas no Dia dos Pais, uma das mais importantes datas para o comércio
varejista, o Sebrae-SP disponibilizou a cartilha “Venda Melhor – Dia dos Pais”.
O material está disponível em http://sebr.ae/sp/vm_dpais2014. Para ter acesso
ao conteúdo, o empreendedor deve se cadastrar no site, ou ir pessoalmente até
um escritório do Sebrae-SP e
retirá-la.
A publicação traz orientações
didáticas e bastante detalhadas, com as melhores soluções para o lojista,
incluindo a preparação da vitrine, como compor cores, além de variados kits
para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor – inclusive
no ambiente virtual.
Dicas para não errar nesta data
1 – Atenção aos cuidados
essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de realizar pedidos de
compra.
2 – Faça um mix de
produtos/serviços: tenha sugestões por faixas de preço e viabiliza
cheque-presente.
3 – Embalagens: deixe-as bem
visível para o cliente, elas podem ser motivo de decisão de compra.
4 – Promoções e motivos: Crie,
inove, invente. Não há regras, você é quem define o que promover.
5 – Adapte o ponto de venda: crie
uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
6 – Divulgue sua loja: capriche
na vitrine e no visual interno da loja. Também use SMS e redes sociais.
7 – Atenda bem seu cliente –tenha
domínio da informação para passar credibilidade ao cliente.
Perspectiva de vendas

A Associação Comercial e Industrial de
Campinas (ACIC) prevê que o Dia dos Pais deve ser responsável por um incremento
de 3,85% nas vendas do comércio varejista de Campinas e região em relação ao
mesmo período do ano passado. Segundo o diretor do departamento de Economia da
ACIC, Laerte Martins, a expectativa em 2014 é que as vendas representem um movimento
de R$ 135 milhões em Campinas e R$ 190 milhões na região. No ano passado o
faturamento foi de R$ 130 milhões em Campinas e de R$ 183 milhões na região.
Produtos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos
e perfumes devem ser as principais escolhas dos consumidores. O preço médio dos
presentes deve ficar em R$ 108, cerca de 2,9% a mais sobre o que os filhos
gastaram em 2013.
Em Campinas, a contratação de mão de
obra temporária deve fechar o período com um índice 2,01% superior a 2013, o
que representa 760 novas vagas. Já na RMC, serão 2,65% de novos postos de
trabalho temporário, acumulando 1.940 vagas.
Foto 1 – Gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante.
Foto 2 – Diretor do Departamento de Economia da ACIC, Laerte Martins.
Crédito: Divulgação.
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