SEGURADORA AUTOMATIZA PROCESSOS E REALOCA COLABORADORES PARA ÁREAS MAIS ESTRATÉGICAS

Seguindo sua estratégia de forte investimento em inovação digital e tecnologia alinhada às mudanças impulsionadas pela digitalização no mercado de seguros, a Zurich, companhia global com mais de 80 anos de atuação no mercado brasileiro, vem passando por um processo de automatização, há mais de dois anos, de suas áreas internas, em especial sinistros.

Com isso, para seguros da área de Afinidades, como Garantia Estendida e Roubo e Furto Qualificado, atualmente é possível fazer a aprovação do sinistro sem intervenção humana. Em 2018, 65% dos sinistros de Afinidades foram analisados e pagos por robôs. Antes, o tempo médio para solução era 35 dias. Agora, pode ser menos de 24 horas.

E mesmo com a robotização dos processos de pagamento de sinistros, os funcionários que atuavam nesta área não foram demitidos, e sim realocados em funções mais estratégicas da companhia. Este processo envolveu o mapeamento das atividades que eram desenvolvidas de maneira repetitiva por seus colaboradores e, que poderiam ser substituídas pelos robôs. Depois, foram coletados dados a respeito desse colaborador como, quais as expectativas em termos de carreira e qual o desempenho interno, informações que ajudaram na realocação, de acordo com cada perfil. “Tivemos que pensar em como alinhar os interesses da companhia com as ambições do colaborador, tarefa que foi realizada em conjunto com os gestores de cada área envolvida. Foram 30 colaboradores do setor de sinistros, principalmente do setor de regulação, redistribuídos para áreas que estavam em linha com o seu perfil. Para os que necessitavam de algum tipo de treinamento, oferecemos a capacitação para que pudesse exercer tal função, fazendo assim com que não houvesse nenhuma demissão”, afirma Marcelo Alvalá, Diretor Executivo de Operações e TI.

Uma das áreas que recebeu os colaboradores foi a de gestão de projetos, que já implementou 26 projetos de melhorias na companhia. “Com isso, pudemos trazer novidades para essas áreas, com inovações em alguns processos tradicionais que passaram a ser mais ágeis e fáceis, além de melhorar cada vez mais as tomadas de decisões das equipes”, complementa o executivo.

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 54 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 210 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX.

 

Foto: Zurich.

Crédito: Divulgação.

 

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