SEIS DICAS PARA LIDAR COM O ERRO NO TRABALHO

24 de novembro de 2014.
COLUNA DA ESPECIALISTA EM RH VIVIANE GONZALEZ.

Só não erra quem não faz. Realmente
não dá para acertar o tempo todo, ainda mais nos dias de hoje, em que os
profissionais são multitarefas, exigem mais de si mesmos e são cada vez mais
cobrados pela equipe, clientes e superiores.
Mas, é fundamental ficar atento
porque, no mercado de trabalho, erros não corrigidos podem terminar até em
demissão. Assim, é necessário tomar as medidas certas para evitar o pior. O
importante é analisar a situação, assumir a responsabilidade, propor uma saída
e aprender com o fato.
A política de cada empresa é que
determina as consequências de cada falha, por isso é necessário que o
colaborador conheça bem o perfil da companhia, o seu estatuto e,
principalmente, tenha, sempre, certeza daquilo que está sendo feito.
No ambiente de trabalho, quando o
erro é cometido por alguma desatenção e não por falta de treinamento ou
instrução, o colaborador pode ser responsabilizado. Isso porque, em
determinadas condições, uma falha pode gerar consequências graves, como riscos
de morte ou de negócios.
É preciso ficar atento. É a
compreensão dos motivos que levaram ao erro e da extensão dos danos que
possibilitam uma solução mais sensata e definem o futuro da carreira do
colaborador.
O desespero não leva a lugar algum e,
esconder a falha, só adia as consequências do problema. Portanto, a regra
número um é contar imediatamente o que aconteceu. A humildade para falar gera
efeitos positivos no meio de uma situação ruim. É melhor que a situação seja
contada pelo trabalhador, e não descoberta por uma investigação ou boatos. O
modo que o gestor descobre o erro também influencia na sua decisão.
Há mais de dez anos atuando com
inteligência organizacional e recrutamento estratégico e especializado, já
presenciei diversas situações, por isso digo que recorrer à pessoa certa é
fundamental nesse processo.
Em uma conversa franca, o
profissional deve contar se a falha foi uma busca do acerto ou se foi resultado
de uma distração, pois mesmo tendo errado, sua maturidade para assumir a
responsabilidade pode gerar uma segunda chance. Ninguém acerta 100% todo o
tempo.
É importante, ainda, levar um plano B
para resolver a situação. A companhia precisa saber o que o profissional tem
para propor perante o prejuízo. Mais do que isso, ele deve ser primeiro a fazer
parte da solução e implantar medidas preventivas para reduzir as chances de
errar de novo.
As empresas também devem estar
preparadas. O erro é sujeito a todos, tanto ao gestor quanto ao colaborador. No
entanto, com as modificações provocadas pela geração Y, as empresas também
precisam ter ciência de que tudo deve ser muito democrático, pois ela corre o
risco de perder um bom profissional por um fato isolado.
No final, o mais importante, é tirar
lições com o fato ocorrido ou com as ações colocadas em prática para resolver o
problema. É normal errar, mas viver errando com certeza pode arruinar uma
carreira.
Confira as ações
indicadas para lidar com o erro:
Analise os fatos e
pondere a extensão do problema
Reporte o ocorrido
imediatamente à pessoa certa
Assuma a
responsabilidade em uma conversa franca
Não tenha medo de
expor sua falha perante a equipe
Proponha uma
solução e se empenhe nela
Aprenda com o erro
e se fortaleça para prosseguir

Sócia Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV-RS. É fluente em inglês.

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