SEMINÁRIO ABORDA A PRIMEIRA INFÂNCIA E A INDÚSTRIA DO FUTURO NO CIESP CAMPINAS

Após uma série de quatro encontros realizados na sede da Fiesp, em São Paulo, o debate sobre investimento na primeira infância e seus impactos na indústria do futuro chega à cidade de Campinas. O evento, que acontece na próxima segunda feira (16/03), das 13h30 às 17 horas, na sede do Ciesp-Campinas, ma Rua Padre Camargo de Lacerda, 37, no Bonfim, em Campinas (SP), tem o objetivo de discutir como o desenvolvimento da criança impacta na produtividade e na competitividade das empresas, assim como no nivelamento da sociedade.

Participarão do seminário autoridades no assunto, como o professor do Insper, Ricardo Paes de Barros; a coordenadora do Plano da Primeira Infância da Prefeitura de Campinas, Jane Valente; e a supervisora escolar da Rede Sesi-SP, Christiane Moreira Jorge.

Por que investir na Primeira Infância

A primeira infância, a etapa que começa no pré-natal e se prolonga até o sexto ano de vida, é um período crucial para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano.

É exatamente nesses primeiros anos que o cérebro humano se desenvolve em um ritmo sem precedentes se comparado a qualquer outro momento da vida: nos primeiros 1.000 dias de vida, quase 1.000 células cerebrais se conectam por segundo. São essas conexões as responsáveis pela saúde mental e física, assim como pelos resultados da aprendizagem, pela aquisição de competências sociais e pela capacidade do ser humano de se adaptar e de ser produtivo. Por esse motivo, meninas e meninos precisam crescer em um ambiente estável, que os permita ter boa saúde e boa nutrição, que os proteja e os ofereça a possibilidade de aprender na idade certa; o que depende em grande medida do cuidado e da interação afetiva com os pais, as mães, os familiares e demais cuidadores.

Perder essa janela de oportunidade no desenvolvimento das crianças pode ter implicações sérias por toda a vida e para o desenvolvimento sustentável dos países, o que torna a tarefa de investir na primeira infância uma prioridade absoluta para todos.

Programação

13h30 – Welcome Coffee

14h00 – Abertura

14h15 – Justificativa e desafios ao desenho de uma política de atenção à primeira infância

Ricardo Paes de Barros, Professor no Insper

15h00 – Como as empresas podem participar de forma ativa na implementação do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC)

Jane Valente, Coordenadora do Plano pela Primeira Infância de Campinas – Prefeitura de Campinas

15h20 – O papel da Educação Infantil no desenvolvimento do cidadão e profissional do futuro

Christiane Moreira Jorge, Supervisora Escolar da Rede SESI-SP

15h40 – Investimento social privado e sua contribuição para a primeira infância

Leandro Pinheiro, Superintendente Socioeducativo na Fundação FEAC

16h00 – Talk show “Ações corporativas a favor da primeira infância – desafios, iniciativas e boas práticas”

Mediadora: Grácia Fragalá, Vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp e diretora titular do Comitê e Núcleo de Responsabilidade Social da Fiesp e do Ciesp.

Sanasa

Instituto Arcor

Bosch

17h – Encerramento – José Nunes Filho, Diretor do Ciesp-Campinas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PRESIDENTE DA EPSON DO BRASIL VÊ POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO MESMO COM PANDEMIA

“Claro que temos que considerar que é uma questão de saúde pública. Mas olhando pelo …

Facebook
Twitter
LinkedIn