SEMINÁRIO REÚNE EMPRESÁRIOS CHINESES EM CAMPINAS

As indústrias chinesas têm intensificado seus investimentos no Brasil nos últimos anos em vários setores, como energia, logística, agricultura, automobilístico e construção civil. Somente no ano passado o montante chegou a US$ 20,9 bilhões, maior volume desde 2010, devendo aumentar ainda mais nos próximos anos, com a retomada de crescimento da economia nacional. Além dos ativos, que se encontram com valores atrativos, as empresas da China também estão em busca de tecnologias, parcerias e mão de obra especializada no País.vice presidente da habicamp image001

Grande parte do volume investido em 2018 no Brasil teve como destino Campinas, com a aquisição da CPFL Paulista por um grupo chinês, o desembarque da fabricante de veículos e painéis solares BYD, instalação de um centro de pesquisas, anúncio da Qualcomm em montar uma fábrica de celulares na cidade, além de outras empresas interessadas no mercado local.

Para intensificar os contatos e ampliar as relações comerciais e culturais entre a cidade e os empresários da China, a prefeitura de Campinas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, por intermédio do Departamento de Cooperação Internacional e o Conselho Chinês para a promoção do Comércio Internacional (CCPIT) promovem nesta sexta feira (09/03) o seminário “Oportunidade de Negócio – China e Campinas”, que acontecerá na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) regional Campinas, a partir das 9h30.

Contando com a presença de autoridades, como a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie, o seminário terá painéis com temas voltados às oportunidades de negócios entre os mercados chinês e brasileiro. “O objetivo é prestar informações de como empresas de Campinas e da China podem fazer bons negócios nestes dois mercados”, destaca Tak Chung Wu, diretor de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas. “Nos painéis apresentaremos assuntos relevantes para estas transações internacionais, como os principais produtos que o mercado chinês importa e exporta e o potencial de Campinas como polo de negócios”, acrescenta o diretor.

Um dos palestrantes convidados para falar no Seminário é o CEO da Engetax Elevadores e Vice-Presidente de Projetos Especiais da Habicamp (Associação Regional das Empresas do Mercado Imobiliário), José Ricardo Schmidt. Há quatro anos a sua empresa, sediada em Campinas, mantém uma parceria com a IFE, uma das maiores fabricantes de elevadores, esteiras e escadas rolantes do mundo, com produção de 18 mil unidades em 2017, o dobro do que é vendido no mercado brasileiro.

José Ricardo Schmidt vai contar aos empresários da região sua experiência com os chineses, cuja sede fica em Donguan (cidade irmã de Campinas). “A relação de negócios vai além do comercial, ela abrange também a cultura, a potencialidade e o respeito, sem falar da enorme receptividade dos chineses para com as empresas brasileiras, que fazem questão de nos levar para visitas às cidades do país, para que conheçamos a cultura de cada local”, explica o CEO da Engetax Elevadores.

De acordo com Schmidt, nós últimos dois anos os negócios no setor da construção civil sofreram uma forte queda em decorrência da paralisação do segmento e lançamentos imobiliários. Mesmo assim, a parceria com a IFE se manteve sólida, com a ida de vários funcionários da Engetax para a fábrica da parceira, para troca de experiência e treinamentos, visando a retomada do mercado da construção. “Os empresários chineses são muito leais, primam pela parceria e, mais importante de tudo, pela melhoria da qualidade dos produtos que são exportados”, completa.

Foto: CEO da Engetax Elevadores e Vice-Presidente de Projetos Especiais da Habicamp, José Ricardo Schmidt.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SINDUSCON-SP ESTÁ REPRESENTADO NA NOVA DIRETORIA DO CMDU DE CAMPINAS

O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, foi eleito em 20 de fevereiro, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn