SENAC CAMPINAS COMEMORA 70 ANOS

Com uma atuação forte, inovadora e vanguardista na área educacional de Campinas, o Senac – referência nacional em educação profissional para o setor do comércio de bens, serviços e turismo – chega aos 70 anos na cidade.Esxposição Fotográfica - 70 anos

Para comemorar, o Senac Campinas preparou uma programação especial para todo o mês de maio com mais de 20 atividades que englobam todas as suas áreas de portfolio. Destaque para Palestra-degustação sobre vinhos, Atendimento de Maquiagem, Jornada de Massoterapira, Caminhada Fotográfica (que será realizada na Lagoa do Taquaral), Workshop sobre como produzir e editar vídeos para redes sociais, Workshop de Decoração prática e Hortas para Pequenos Espaços.

E, ainda, duas exposições fotográficas já podem ser visitadas na unidade todos os dias. De Ponta a Ponta, uma série de fotografias sobre bailarinos de rua, e Editorial e Produção de Styling de Moda. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. “O Senac celebra uma trajetória de contribuições a Campinas. Sempre conectada às demandas do mundo do trabalho, a instituição se renova a cada dia, seja no investimento em infraestrutura de ponta e novas tecnologias educacionais, seja na produção do conhecimento. Suas ações vão além dos muros da unidade e contribuem para uma significativa atuação educacional que transforma, inclui e promove cultura para toda a comunidade campineira”, afirma João Henrique, gerente do Senac Campinas.

A programação completa do #SenacCampinas70anos pode ser conferida no portal http://www.sp.senac.br/campinas

Com infraestrutura e tecnologia de ponta, o Senac Campinas oferece cursos livres, técnicos, especializações técnicas, pós-graduação e extensão universitária em diversas áreas do conhecimento, como arquitetura e urbanismo, beleza e estética, comunicação e artes, tecnologia da informação, gestão e negócios, eventos e lazer, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, moda, hotelaria e turismo e certificações em tecnologia.Mostra Editorial e Produção de Styling de Moda desenvolvida por alunos do Senac Campinas

Com laboratórios voltados para a área de enfermagem, estética, farmácia, informática, massoterapia, meio ambiente, óptica, podologia, prótese dentária, rádio, vídeo e TV e radiologia médica, o Senac Campinas aposta na tecnologia dos equipamentos de última geração para tornar seu espaço o mais moderno da região, oferecendo qualidade teórica e prática aos alunos. A mais recente novidade é o laboratório sala, bar e restaurante que conta com uma estrutura completa para a oferta de cursos na área.

São 270 funcionários, além dos prestadores de serviços, distribuídos em uma infraestrutura de 5.514 m² que compreende 33 salas de aula e 23 laboratórios para a prática da aprendizagem teórica, totalizando 56 espaços voltados ao ensino técnico, especializações e pós-graduação. Além de Campinas, a instituição atende municípios representativos da região e possui projetos incorporados em diversas localidades.

Fundada em 1947, a unidade Campinas representa uma das primeiras incursões do Senac São Paulo pelo interior do Estado. A cidade foi escolhida por sua forte vocação comercial, seu desenvolvimento acelerado e sua concentração populacional acentuada em relação aos demais municípios da região. Os primeiros cursos ministrados foram os Praticante de Comércio, Praticante de Escritório e Preparatório.

Com o crescimento do número de alunos – associado à necessidade de ampliar a programação e implementar modernos conceitos pedagógicos – resultou na exigência de estruturas físicas mais adequadas. Nesse contexto, na década de 70, o renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi convidado a elaborar o projeto do novo prédio que abrigaria o Senac Campinas.

A concepção do edifício seguiu uma linha mais arrojada, que em nada lembra ambientes escolares tradicionais. No período, essa era uma característica essencial ao processo de “desescolarização” vivenciado pelo Senac. O modelo adotado demandava metodologias mais contemporâneas, sintonizadas com mundo do trabalho. Valia a criatividade, a integração entre alunos e professores, teoria e prática, conhecimento e inovação. Uma educação diferente daquela da maioria das escolas.

Em 2002, a unidade passou por reforma e ganhou um segundo prédio anexo, que mistura contemporaneidade aos traços de concreto do primeiro edifício. No total, agora, são cinco andares.

O patrono do prédio do Senac Campinas é Antônio Benedito de Castro Mendes, personagem campineiro histórico, identificado pelos registros como figura entusiasta e inquieta, de interesses e conhecimentos diversos, misto de político e agitador cultural.

Foto: Exposição Senac 70 anos.

Foto 2 – Mostra Editorial e Produção de Styling de Moda Desenvolvida por alunos do Senac Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL LANÇA O PORTAL NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Referência em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, a multinacional alemã, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn