SENAC CAMPINAS LANÇA PARA 2021 ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

O Senac Campinas amplia sua atuação no Ensino Médio Técnico e anuncia o lançamento do curso de administração para formação de jovens, além do curso de informática. No total serão ofertadas 168 vagas, sendo 44 de bolsas de estudos 100% gratuitas. As inscrições estarão abertas no site www.sp.senac.br/ensinomedio.

A inovação dos títulos ofertados e a pluralidade das áreas de atuação são características marcantes do Senac Campinas. Em 2020, começaram as três primeiras turmas do Ensino Médio Técnico em Informática com 120 alunos matriculados e, para 2021, a novidade é o Ensino Médio Técnico em Administração. “Estamos em sintonia com as novas tendências do mercado educacional. Em linha com as melhores práticas do mundo do trabalho, o Ensino Médio Técnico em Administração proporciona ao estudante uma visão geral das organizações e do funcionamento das empresas transcorrendo pelas áreas de recursos humanos, finanças, logística, marketing e vendas”, explica Heloisa Vendramini, gerente da unidade do Senac em Campinas.

No Senac, a integração entre a educação profissional e a educação básica busca proporcionar o fortalecimento de pessoas, das organizações e da comunidade. “A instituição é amplamente reconhecida pela qualidade de atuação na área. A ampliação do Ensino Médio Técnico demonstra essa expertise e o propósito de uma formação profissional técnica e cidadã de qualidade, preparando os jovens para os desafios contemporâneos”, afirma a gerente.

Os cursos são voltados para quem já completou o ensino fundamental e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e com um projeto de vida. Além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

Ao todo, 20 unidades do estado de São Paulo terão Ensino Médio Técnico em 2021. A expectativa é que 95 novas turmas sejam formadas e 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada. “No estilo do Jeito Senac de Educar”, comenta Heloísa.

Sobre os cursos

No Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno aprende como realizar o planejamento e a execução de manutenção de computadores, a operação em redes locais e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Quem faz o curso recebe no primeiro ano a certificação de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores; no segundo ano, o de Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

O Ensino Médio Técnico em Administração irá preparar o aluno para atuar na área administrativa com visão prática, dinâmica e ampla de processos que ocorrem em diversas organizações. O aprendizado de gestão de pessoas, logística, vendas, finanças e marketing está previsto para acontecer durante os três anos. Após o primeiro ano, o jovem ganhará certificação de Assistente de Recursos Humanos; no segundo, serão os certificados de Assistente de Logística e Assistente Financeiro; e, no terceiro, receberá de Assistente de Marketing e Vendas.

Protagonismo do aluno

Esse nível de ensino compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia); e Matemática e suas Tecnologias (matemática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Com aulas dinâmicas, os percursos formativos são desenvolvidos por meio da simulação de situações reais nos ambientes educacionais, que exploram toda a infraestrutura dos laboratórios e espaços das unidades. Vale ressaltar que, durante o curso, os jovens contam com apoio de uma plataforma digital para a prática educacional também de forma remota. Os professores, com vasta e sólida experiência profissional, auxiliam os estudantes individualmente na elaboração do projeto de vida e carreira ao longo do curso, sempre em sintonia com a história e vocação de cada um.

O Ensino Médio Técnico no Senac

Em convergência com o Jeito Senac de Educar, o Ensino Médio Técnico da instituição tem uma proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o ENEM e demais provas de admissão das universidades brasileiras e os coloca em situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Descontos Senac

Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Bolsa de Estudo, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/descontos.

Programa Senac de Gratuidade

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é uma das principais iniciativas da instituição para atender à população menos favorecida.

Para se candidatar a uma vaga gratuita também para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. As inscrições podem ser realizadas no site do Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio.

 

Foto 1 – Biblioteca Senac Campinas.

Foto 2 – Laboratório Senac Campinas

Foto 3 – Sala de aula Senac Campinas.

Foto 4 – Auditório Senac Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RMC REGISTRA AUMENTO DE 5,22% NAS VENDAS EM SETEMBRO

Os dados da Boa Vista SCPC de agosto de 2020 indicam que o comércio da …

Facebook
Twitter
LinkedIn