SER INQUIETO PODE SER PRÓSPERO E TRAZER SUCESSO

05 de fevereiro de 2016.

ARTIGO DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

Os inquietos buscam
sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente. Assim, possivelmente
encontrarão o caminho da realização e, automaticamente o sucesso. A palavra
sucesso pode ter várias interpretações, de maneira que cada um pode entender
sucesso de formas diferentes. Mas, para alcançarmos o sucesso, precisamos, no
mínimo, estar abertos a novas ideias, dispostos a enfrentar e assumir
responsabilidades e a nos esforçarmos para que o sucesso aconteça.
Estar inquieto é
simplesmente querer mais, ter inspiração e ir além do que você vê no seu
ambiente de trabalho e no mercado de trabalho. As pessoas satisfeitas
automaticamente permanecem na sua zona de conforto, deixando, assim, de serem
inquietas.
Profissionais
passivos, que aceitam tudo, não questionam nada, provavelmente não chegarão ao
sucesso. Discutir não significa ser mal-educado ou mesmo brigar, mas de uma
forma tranquila e equilibrada buscar o melhor sempre, o imprevisível, o novo, o
diferente.
A criação é alma do
progresso. Assim, conforme George Bernard Shaw, “as pessoas que progridem nesse
mundo são aquelas que se levantam e procuram as circunstâncias que desejam e,
se não conseguirem encontrá-las, as criam”. Criar, correr risco faz parte dos
negócios, do empreendedorismo. Esses desafios acabam gerando medo nos
profissionais, nas suas tomadas de decisões. O medo afeta até as tomadas
decisões assertivas, de modo que os profissionais, muitas vezes, se preocupam
com o que as pessoas irão pensar sobre aquela decisão. O medo pode ser
relacionado aos possíveis fracassos e sucessos, e ambos sofrerão mudanças.
Quando o medo está presente em nossas decisões, significa que os profissionais
estão inseguros; assim, os desafios externos vindos do mercado, da empresa, não
são os medos mais impactantes, pois eles começam internamente.
O medo é algo que
persegue os profissionais de uma forma geral. Quando, por exemplo, o
profissional está há muito tempo em uma empresa sem crescer, ele acaba tendo
dois tipos de medo: de ser demitido ou de estagnar na posição. Se ele sai para
o mercado, fica com medo do novo desafio, por ter ficado muito tempo em uma
única empresa. Os inquietos nunca se deixarão ficar estagnados; sempre estarão
à frente, tomarão a decisão e irão progredir.
O medo acontece na
possibilidade da mudança, da transformação, de sair da rotina, da mesmice.
Quando queremos algo de verdade, com entusiasmo, perseverança, precisamos ficar
em movimento. Profissionais se movimentando geram a energia positiva, pois as
oportunidades aparecem, tudo contribui a seu favor. Conforme o escritor Paulo
Coelho “quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira a seu favor”.
Gosto muito das palavras de Dale Carnegie: “A inércia leva à dúvida e ao medo.
A ação leva à confiança e à coragem. Se quiser dominar o medo, não fique
sentado em casa pensando a respeito. Saia e se ocupe”.
A competência e a
confiança sempre irão afastar o medo da sua carreira e/ou do seu negócio.
Precisamos ter um negócio que nos traga produtos e/ou serviços que “se vendem
sozinhos”, com crise ou sem crise, em qualquer lugar, com flexibilidade de
atendimento, com valor agregado, deixando sempre um fluxo financeiro sadio para
a empresa.
O sucesso de uma
carreira ou de um negócio depende exclusivamente dos seus protagonistas que se
envolvem, se entregam, que não só vestem a camisa do projeto, mas que suam e
são realizados pelo sucesso deste.
Sergio Henrique Miorin é diretor geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e professor em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação,
pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Metrocamp/IBMEC, Unisal, FAJ e Grupo Anhanguera.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RODADA DE NEGÓCIOS PROMOVIDA PELO CIESP CAMPINAS MOBILIZA 140 EMPRESAS

A 1ª Rodada de Negócios promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn