SERRA NEGRA GANHA FUNICULAR SUSTENTÁVEL

Serra Negra (SP), município do circuito das águas paulista, acaba de ganhar um Funicular sustentável. O projeto, que foi desenvolvido e executado pela empresa de Campinas (SP) Grupo Eco&Eco, é o segundo do tipo com tecnologia e materiais 100% nacionais e energia solar. Além de ser inovador, por se tratar de um sistema de transporte ecológico de passageiros que é composto por uma cabine que corre em trilhos tracionado por um cabo, o Funicular chama a atenção por estar em um dos principais pontos turísticos do município, o Cristo.

A obra segue o padrão de todos os projetos do Grupo Eco&Eco, portanto, é inovador e sustentável com o uso de energias renováveis e com parte da mão de obra local. A alimentação da energia elétrica para o funcionamento da parte interna do Funicular é feita de maneira autônoma através de uma placa solar. Com um trajeto de 32 metros, o transporte é uma opção para pessoas com dificuldade de locomoção e turistas que não querem enfrentar os 100 degraus para o Cristo da cidade. Além de vantajoso, o percurso é rápido, com duração de apenas um minuto e um passeio diferente para os munícipes e turistas. O “bondinho”, como está sendo carinhosamente chamado, tem capacidade para três pessoas e conta com acessibilidade para cadeirantes.

Esse é o segundo Funicular desenvolvido pelo Grupo Eco&Eco com tecnologia 100% nacional. A empresa foi a responsável por desenvolver e construir o Funicular  da cidade de Itá-SC em 2017, que além de ter sido o primeiro produzido no Brasil, foi o primeiro no mundo a funcionar totalmente com energia solar. O transporte virou referência internacional pela sustentabilidade e, com isso, ganhou prêmio Fritz Müller 2018. Com isso, chamou a atenção de outras cidade, como foi o caso de Serra Negra. “Desde a criação do Grupo Eco&Eco fomos pioneiros no desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. O projeto do Funicular reúne esses elementos e proporcionou o desafio de fazer o inédito em Itá e agora no Estado de São Paulo com o de Serra Negra”, conta Wilson Miguel, diretor da empresa.

Serra Negra tem aproximadamente trinta mil habitantes. Tem como principal atividade econômica o turismo, com uma forte e extensa rede hoteleira, seguido da agricultura e da extração de água mineral.

 

Fotos 1 e 2 – Funicular desenvolvido pelo Grupo Eco&Eco em Serra Negra.

Crédito: Divulgação.

Video do Funicular

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

HORTOLÂNDIA VOLTA A GERAR EMPREGO E RENDA COM A CHEGADA DE NOVAS EMPRESAS

Hortolândia (SP) continua a mostrar sinais de que a retomada do crescimento econômico segue a …

Facebook
Twitter
LinkedIn