SETOR FINANCEIRO PROMOVE O ACESSO À INFORMAÇÃO PARA COMBATER A INADIMPLÊNCIA

Falta de informação, acesso a dados que mais confundem do que esclarecem, esses são alguns dos entraves que devem ser lembrados neste 15 de março, o Dia Internacional do Consumidor. O desejo de consumir é enorme e o consumidor precisa ter cautela e informação para não se complicar e viver sufocado por dívidas.

O presidente do Banco Semear, Roberto Azevedo, tem a convicção de que a falta de controle pode ser sanada com o acesso à informação. Com a mudança de cultura todo os usuários dos serviços financeiros serão beneficiados. “Nosso desafio é explicar que a falta de pagamento de uma prestação faz com que a taxa fique maior para todos os outros clientes. Mais de 70% da taxa praticada hoje é resultante da inadimplência. O setor financeiro quer abaixar a taxa, mas o meio mais eficaz para isso é abaixar a inadimplência”, observa Azevedo

O número de inadimplentes (com dívidas superiores a 90 dias) subiu nos últimos anos em decorrência da crise econômica, segundo dados do Indicador de Custo de Crédito (ICC), publicado pelo Banco Central no Relatório de Economia Bancária (REB). A inadimplência de cidadãos e empresas foi responsável por 37,4% da composição ICC, entre 2015 e 2017, excluindo-se o custo de captação de recursos pelos bancos.

Para o gestor uma enorme parcela da população é totalmente desassistida em termos de educação financeira. “Normalmente esse cliente fica preocupado somente com a parcela, mas não entende sobre os juros. Ou não tem controle dos gastos e não compreende o impacto da inadimplência”, observa Roberto.

Para ajudar sua base de mais de cinco mil clientes investidores e dois milhões de clientes de crédito, o Banco Semear tem intensificado sua participação nos projetos de educação financeira da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) e do Banco Central. As ações visam criar condições para que os brasileiros possam administrar seus recursos financeiros de maneira consciente, estimular a responsabilidade no uso do crédito e até mesmo o gerenciamento de reservas pessoais.

Cliente que paga contas em dia terá vantagem especial

Ainda para marcar o Dia Internacional do Consumidor, o Banco Semear irá se comprometer em quitar a última parcela dos empréstimos pessoais e dos CDC contratados em 15 vezes e adquiridos entre os dias 12 e 31 de março. Para ter direito ao benefício, que corresponde a um desconto médio de 6,7% do valor a ser pago, o cliente precisa quitar as quatorze primeiras parcelas na data do vencimento. A campanha, lançada nas lojas e por meio dos correspondentes do banco, visa estimular a adimplência. A ideia é estimular o consumidor final a adquirir a disciplina de pagar suas parcelas em dia, com menos juros e, dessa vez, com descontos. O varejista também irá se beneficiar com a alavancagem das vendas.

O Banco Semear fomenta o acesso a produtos financeiros para a população carente e com baixo acesso a crédito através das parcerias de sucesso com varejistas regionais e 1,1 mil correspondentes bancários atuantes em quase todo o território nacional, com grande presença no interior de Minas Gerais e Goiás. “Em uma pesquisa interna que realizamos vimos que o crédito é fundamental para esse cliente. Quase 50% da base já utilizaram mais de seis vezes financiamentos para adquirirem bens”, conta Azevedo. O plano do Banco Semear em 2019 é elevar a maturidade desse cliente, fazendo-o compreender seu papel no processe de obtenção do crédito.

Criado em 2006, o Semear é um banco múltiplo e atua com foco na confiança e em relações duradouras, por meio da transparência e do respeito aos compromissos assumidos com seus clientes e aos valores humanos. A instituição oferta produtos financeiros para o varejo, tais como CDB, LCI e LCA próprios, além de empréstimos para o capital de giro de empresas e crédito pessoal.

Em uma trajetória constante de crescimento, em 2017, a instituição teve um incremento de 30% na carteira de ativos e um resultado líquido 50% superior a 2016 que deve se repetir neste ano. O resultado operacional levou ao aumento do reconhecimento do Semear que ocupa hoje a 11ª colocação no ranking dos “bancos com melhor rentabilidade operacional”, a 13ª posição entre os “mais rentáveis sobre o patrimônio dos pequenos e médios bancos” e na 10ª posição no ranking dos que mais “cresceram em operação de crédito dos pequenos e médios bancos”, divulgados em agosto no anuário Valor 1000, que lista as maiores empresas de 25 setores.

 

Foto: Presidente do Banco Semear, Roberto Azevedo.

Crédito: Priscila Menezes.

 

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