
A Páscoa de 2025 deve ser marcada por otimismo no setor supermercadista paulista, com a expectativa de um crescimento de 4,2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. A projeção é da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que aponta o feriado como um dos mais relevantes para o varejo, superado apenas pelo Natal e pela Black Friday. “Estamos otimistas com a Páscoa. Um cenário de preços em desaceleração neste primeiro trimestre, aliado a um feriado mais longo, incentiva os encontros entre família e amigos. Isso representa uma excelente oportunidade para alavancar as vendas”, destaca Erlon Ortega, presidente da APAS.

De acordo com o economista-chefe da entidade, Felipe Queiroz, o desempenho positivo esperado será impulsionado por fatores econômicos favoráveis. “O aumento da população economicamente ativa ocupada e o crescimento da renda real devem contribuir significativamente. A taxa de desemprego está em níveis historicamente baixos, e temos o maior número de pessoas empregadas desde 2012. No entanto, a alta taxa de juros pode frear um pouco esse ritmo”, avalia.
Os preços dos produtos típicos da Páscoa apresentam variações distintas. O bacalhau, protagonista das celebrações, teve uma leve alta de apenas 0,49% nos últimos 12 meses até fevereiro de 2025, tornando-se uma alternativa mais acessível. Além disso, alimentos como cebola e batata, importantes para os pratos salgados, registraram quedas superiores a 50% no mesmo período.
Já o azeite de oliva, que subiu 9,25% no último ano, mostra sinais de desaceleração desde abril de 2024. A recente redução de tributos sobre itens da cesta básica deve contribuir para uma futura queda nos preços do produto.
Por outro lado, alguns itens tradicionalmente associados à data registraram aumentos expressivos. As azeitonas subiram mais de 25% e o chocolate, um dos campeões de vendas na Páscoa, teve alta de 15,5% nos últimos 12 meses até fevereiro. As bebidas alcoólicas, como o vinho, também ficaram mais caras, com alta de 9,52%.
Apesar dessas elevações, a diversidade de produtos e a estabilização de outros itens devem assegurar uma Páscoa vantajosa para os consumidores. O setor supermercadista, representado pela APAS, entidade com 53 anos de atuação e presente em todo o estado de São Paulo por meio de três distritais na capital e 13 regionais, aposta em um desempenho positivo e em um período de celebrações aquecidas para o comércio.
Foto 1 – Erlon Ortega, presidente da APAS.
Foto 2 – Economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.
Crédito: Divulgação.