SIGNS NORDESTE COMEÇA NO CEARÁ

Dados da ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), a cadeia
produtiva do setor reúne 20 mil empresas e emprega 222 mil trabalhadores. O
Sudeste ainda é a região mais representativa para o segmento. O Nordeste
registra o maior crescimento. Pesquisa de consumo realizada pela IPC Marketing
Editora, indica que a região continua crescendo em 2013, representando 18,2% do
potencial de consumo ante os 17,7% do ano passado. É neste cenário positivo que
a FCEM – Feiras, Congressos e
Empreendimentos realiza a “Signs
Nordeste 2013”, apresentando as principais inovações tecnológicas em
comunicação visual destacando a impressão digital que cada vez mais se torna a
grande aposta de futuro do setor.

Segundo a consultoria norte-americana IT Strategies, os equipamentos
digitais estão mais rápidos, eficientes e com vida útil maior, antes duravam
entre 4 e 5 anos e hoje permanecem em operação por 7 ou 8 anos.

Entre as vantagens da impressão digital, estão o custo menor em pequenas
e médias tiragens, a maior possibilidade de serviços customizados, custos
operacionais mais acessíveis, flexibilidade de mídias, constante inovação
tecnológica e a eliminação de algumas etapas do processo convencional, gerando
a agilidade desejada pelos consumidores.

No que se refere às utilidades da impressão digital, o processo de
sublimação – no qual o papel impresso pela impressora digital é colocado sobre
qualquer tecido sintético em uma máquina de termo transferência – utilizado
pela indústria têxtil está em alta devido à grande variedade dos tecidos
sintéticos disponíveis no mercado e às facilidades do processo para estampar.

Outro método de impressão que se mantém em alta é o de serigrafia, que
proporciona o desenvolvimento de trabalhos mais artísticos para estampar
tecidos de algodão.

A segunda edição da “Signs
Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para Impressão Digital, Sinalização
e Serigrafia”, começa nesta terça feira (29/10) e segue até a próxima
sexta feira (1/11), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), destaca a
importância cada vez maior da inovação tecnológica e da impressão digital para
a indústria gráfica brasileira.

No evento, organizado e promovido
pela FCEM Feiras e Congressos, os
visitantes encontrarão os principais fabricantes de máquinas de
serigrafia e comunicação visual do país. Serão apresentados lançamentos em
lonas, adesivos, substratos e tintas para impressão digital. Prestadores de
serviço e publicações técnicas também estarão presentes na “Signs Nordeste 2013para
disponibilizar aos visitantes o acesso às tecnologias e novidades do setor. A
expectativa de visitação é de 8 mil
profissionais qualificados, que fecharão negócios com os cerca de 60
expositores já confirmados.

O diretor presidente da FCEM –
Feiras, congressos e Empreendimentos, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, tem uma
expectativa positiva sobre o evento. “Acreditamos no sucesso da segunda edição
da ‘Signs Nordeste’ e em sua
consolidação como o principal evento do setor na região, apresentando aos
visitantes as mais recentes inovações em produtos e técnicas da comunicação
visual”, declarou.

A segunda edição da “Signs
Nordeste” destaca a realização do “II Seminário Norte Nordeste para a indústria
gráfica e digital” em sua programação paralela.

Entre os temas que serão
apresentados estão: “Comunicação Visual – criando objetos que informam & formam”,
por João Barcellos; “Inovando a Comunicação Visual com ACM”, por Victor
Figueiredo; “Fitas para Comunicação Visual”, por Fred Queiroz; “Técnicas para
colagem de Acrílico e outros plásticos”, por Eduardo Fiasco; e “A escolha certa
de sua chapa acrílica”, por João Orlando Vian.


Os palestrantes são: Eduardo
Fiasco, desenhista industrial e gerente nacional de marketing da Sinteglas
Acrílicos e Colas Especiais; Fred Queiroz, pós-graduado em gestão de qualidade
e produtividade e engenheiro de desenvolvimento de aplicações da 3M do Brasil;
Glauber Uchoa, Coordenador de Economia Criativa do Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas do Estado do Ceará; João Barcellos, português radicado no
Brasil, nasceu no meio tecnológico dos têxteis e da imprensa, formado em
eletroeletrônica e em comunicação social, é conferecentista e escritor; João
Orlando, consultor executivo do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do
Acrílico – Indac é especializado entre outras coisas em Marketing Business
Strategy pela Harvard Business School; Norberto Arena, do Arena Bureaux; e
Victor Figueiredo, engenheiro de produção civil e gerente Nacional de
Comunicação Visual da Belmetal.

 Foto 1 – Montagem dos estandes da feira

Foto 2 – Representantes do setor apresentam a feira

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn