SIMPÓSIO NACIONAL COLOCA CAMPINAS NO MAPA DO DIREITO DO TRABALHO DESPORTIVO DO BRASIL

Campinas recebeu advogados e juristas de todo o Brasil durante o 7° Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo 2019. Para o presidente da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – OAB Campinas, Filipe Orsolini Pinto de Souza, o evento coloca a cidade em posição de relevância no mapa do setor. Além de integrar a Mesa Redonda que discutiu o tema “Receita Federal & Justiça do Trabalho: As autuações de Atletas por Recolhimento Indevido de Direito de Imagem e a Perspectiva Jurisprudencial”, Filipe participou do lançamento do livro Direito do Trabalho e Desportivo, volume quatro, no qual assina um artigo. “O Simpósio Nacional é um evento consagrado no calendário do Direito do Trabalho Desportivo no Brasil e uma oportunidade para discutir temas relevantes, com autoridades da nossa área. Também foi uma honra participar da obra sobre Direito Desportivo que, no quarto volume, trata do tema: ‘Reforma Trabalhista e os Impactos no Labor Desportivo’, ao lado de referências da área”, afirmou Filipe Orsolini Pinto de Souza. O 7° Simpósio Nacional recebeu advogados de todo o Brasil entre quinta-feira (22/08) e sexta-feira (23/08), no Auditório do Centro Universitário Salesiano, Unisal – Campus Liceu Salesiano, em Campinas.

A abertura do 7° Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo 2019 contou com a palestra “Escolhas”, ministrada pelo campeão olímpico André Heller, coordenador técnico do time do Vôlei Renata. “É sempre enriquecedor ouvir uma pessoa que conquistou uma medalha de ouro em Olimpíada compartilhar suas experiências. Todos os painéis de discussões foram muito produtivos. Participei da mesa redonda sobre direito de imagem e foi muito interessante. Embora seja um assunto discutido há muito tempo, permanece atual, especialmente por estar sempre presente nos litígios trabalhistas. Não gera somente discussões sobre a questões salariais, como também tem trazido problemas envolvendo a área tributária de jogadores e clubes”, explicou.

O 7° Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo 2019 também foi marcado pela homenagem ao advogado Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira. Membro da ANDD e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo IBDD, ele antecedeu Filipe Orsolini Pinto de Souza na presidência da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – OAB Campinas. “Foi um justo reconhecimento por todo seu trabalho”, destacando a organização do evento, juntamente com os Desembargadores Ana Paula Pellegrina Lockman e Francisco Alberto da Motta P. Giordani, ambos do TRT da 15ª Região.

Filipe Orsolini Pinto de Souza é presidente da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – Campinas; Mestre em Direito Desportivo Internacional pelo ISDE – Instituto Superior de Derecho y Economia (Espanha); Pós-Graduado em Direito Desportivo pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; Pós-Graduado em Direito Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; graduado pela FACAMP – Faculdades de Campinas; Participante do Programa de Negociação da Harvard Law School; Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB Seção São Paulo; Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; membro do ISDE Sports Law Alumni e Membro da Association Internationale des Avocats du Football – AIAF. Sócio Fundador de Brocchi e Souza Sociedade de Advogados.

 

Foto 1 – Filipe Souza no painel sobre direito de imagem.

Foto 2 – Advogado Filipe Souza e o campeão olímpico André Heller, coordenador técnico do time do Vôlei Renata.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CCB E ABCERAM LANÇAM CURSO EAD DE INTRODUÇÃO À INSTALAÇÃO DE MATERIAIS REFRATÁRIOS

O curso de “Introdução à Instalação de Materiais Refratários”, promovido através da parceria entre o …

Facebook
Twitter
LinkedIn