SOLUÇÃO CPqD BILLING AUXILIA ALGAR TELECON

A Algar
Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, utilizou a solução CPqD
Billing desenvolvido pelo CPqD, instituição independente, com foco na inovação
em tecnologias da informação e comunicação (TICs), para implantar e substituir
vários sistemas ao mesmo tempo em um projeto que também envolveu mudanças
organizacionais e tecnológicas  visando
colocar a Algar Telecon no rumo da convergência de serviços, que tem sido
primordial no mercado de telecomunicações.
Estratégico
para a empresa, o programa I.você foi concebido com o objetivo de migrar todas
as redes do braço multimídia da Algar Telecom, provedora de serviços de
comutação multimídia (SCM) que atende principalmente o segmento corporativo,
para redes de nova geração (NGN). A meta era tornar sua infraestrutura 100% IP
até o final de 2012, facilitando a oferta de serviços convergentes aos
clientes.
Após
criteriosa análise das principais soluções de suporte a negócio disponíveis no
mercado, a Algar Telecom escolheu o CPqD Billing para ser o sistema de
faturamento da companhia.

Sua implantação ocorreu em paralelo à de outros sistemas aos quais está
integrado, entre eles, os sistemas de gerência de relacionamentos com clientes
(CRM) Siebel, de gestão corporativa (ERP) Oracle Financial e de Business
Intelligence (DW). A integração com o CRM Siebel foi feita pela própria equipe
do CPqD, com base nos princípios da arquitetura de software orientada a serviços
(SOA, do inglês Service-Oriented Architecture).“Foi um projeto desafiador,
porque envolveu várias mudanças e customizações ao mesmo tempo”, afirma Paulo
Miguel Webe Salum, gerente de Operações do CPqD. “No caso do CPqD Billing, por
exemplo, foram feitas dez integrações com sistemas diferentes, que tiveram sua
interface operacional alterada de uma só vez”, acrescenta.

Além disso, foi preciso migrar os dados ativos ou de histórico referentes a
toda base de clientes da empresa multimídia para o novo sistema. O diretor de
TI da Algar Telecom, Eduardo Rabboni revelou que o resultado desse trabalho foi
um sucesso. pois o CPqD Billing entrou em produção no dia 1.º de outubro, sem
causar nenhum impacto na operação da Algar Telecom e, desde então, vem mantendo
grande estabilidade. “Foi um processo muito tranquilo, que garantiu o sucesso
da entrega do programa I.você”, diz Eduardo Rabboni.

O CPqD Billing foi concebido para dar suporte aos processos críticos de
tarifação, faturamento, arrecadação, cobrança e contestação de faturas. O CPqD
Billing é um sistema flexível e alinhado às necessidades decorrentes da
convergência de serviços de telecomunicações. Permite tarifar serviços de
natureza diferentes, como voz, TV por assinatura, internet e dados, e
apresentá-los em uma única fatura, respeitando as regras de tributação
vigentes.

Configurável e com arquitetura escalável, o CPqD Billing possibilita a
tarifação e o faturamento de eventos complexos gerados por serviços NGN.
Permite ainda a fácil integração com diferentes sistemas utilizados pelas
operadoras e prestadoras de serviços de telecomunicações, interagindo com
aplicações de mediação, workflow, ERP, CRM, extranet, etc. Sua interface é
totalmente web.

Diferenciada
pelo atendimento eficaz e uso de tecnologias inovadoras, a Algar Telecom,
detentora da marca CTBC, é uma empresa brasileira pertencente ao Grupo Algar,
que oferece telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL),
comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância
nacional e internacional. Para ao mercado corporativo, a empresa ainda oferece
serviços de TI e serviços diferenciados de gerenciamento.
Com mais de 800 mil clientes, a Algar Telecom atua
há mais de 58 anos no mercado e hoje está presente nas principais regiões do
Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato
Grosso do Sul, Goiás e Paraná.
Foto legenda: Paulo Miguel Salum, gerente de Operações do CPqD. 
Crédito da foto é para André Luis Cacciatori.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn