SPI INTEGRAÇÃO CRIA ROBÔ COLABORATIVO PARA DESFILAR NO CARNAVAL DE SÃO PAULO

Os amantes do Carnaval de São Paulo poderão ver, em primeira mão, neste domingo (23/02), o primeiro robô brasileiro a desfilar em uma escola de samba. YuMi tem a missão de traduzir a importância do tema enredo da Rosas de Ouro, Tempos Modernos, para o país. Sua função será distribuir baquetas para os integrantes da bateria da escola

Desenvolvido para trabalhar ao lado de pessoas, com uma interação amigável e sem a necessidade de barreiras, YuMi é uma simplificação das palavras “you and me” (eu e você). Seu peso é de 38 quilos e apresenta uma variedade de movimentos precisos, que encantarão a platéia.

O Robô YuMi foi elaborado pela empresa ABB e contou com a engenharia e integração dos sistemas da SPI, líder nacional em automação industrial e tecnologia da informação, e dos alunos de Engenharia da FEI, que tiveram a oportunidade de conhecer o robô e aprender a programá-lo durante o projeto. A movimentação do YuMi nos 530 metros do Sambódromo do Anhembi será feita por meio de um robô móvel autônomo, que também será responsável pela sua energia.

Sete vezes campeã do carnaval de São Paulo pelo grupo de elite da Liga das Escolas de Samba, a Sociedade Rosas de Ouro é uma das maiores agremiações do país com 49 anos de tradição e exaltação da maior cultura popular brasileira. Fundada pelo visionário e eterno presidente, Eduardo Basílio, a Rosas de Ouro tem em seu DNA apostar em temas ousados para compor seus carnavais. No ano passado, a escola conquistou o 3° lugar no grupo Especial da Liga SP com “Viva Hayastan!”, homenagem ao povo armênio. Este ano é a responsável por encerrar o segundo dia dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo, às 05h10, com o enredo “Tempos Modernos”.

A SPI é uma empresa nacional de engenharia, com 27 anos de mercado, líder na condução e implantação de projetos da Indústria 4.0, que opera auxiliando seus clientes em processos produtivos inovadores. Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais composta por engenheiros e técnicos de quatro áreas de conhecimento da engenharia: produção, mecânica, elétrica e software, com expertise em tecnologias como a robotização, internet das coisas, inteligência artificial, sistemas ERP, sistemas PLM, sistemas MES, sistemas LIMS, sistemas SCADA, sistemas DCS, dispositivos móveis, beacons, dentre outras. O centro tecnológico e o assembly shop da companhia ficam em São Caetano do Sul (SP). A empresa conta ainda com escritórios em Detroit (EUA), Rosário (Argentina), São Leopoldo (RS), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

 

Fotos 1 e 2 – Robô no carnaval.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BEG GIN DOA MIL LITROS DE ÁLCOOL 70% PARA O HC DA UNICAMP E OUTROS HOSPITAIS DA REGIÃO

A BEG Distillery Co., destilaria com sede em Campinas (SP) e responsável pela produção do …

Facebook
Twitter
LinkedIn