STAEDTLER ESCOLHE BRASIL PARA ABRIR SUA PRIMEIRA SUBSIDIÁRIA NA AMÉRICA LATINA

Com a intenção de consolidar-se de vez no mercado latino-americano, a Staedtler, uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha e que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg desde 1835, aportou recentemente a maior fábrica de materiais escolares e de escritório do Peru, a Artesco. Seguindo com os investimentos na região, a companhia selecionou o Brasil para residir sua primeira subsidiária na América Latina, dando início a estratégia de expandir em operação e portfólio.

Para Axel Marx, CEO Global da Staedtler, a aquisição majoritária do negócio peruano pode ser considerada uma grande oportunidade para ambas as marcas. “Esta Joint Venture é um grande trunfo para nós. Depois de muitos anos, temos novamente uma base de produção no continente americano e, portanto, um posicionamento significativamente mais forte nos mercados regionais”, afirma o executivo.

Segundo o Instituto Internacional de Finanças (IIF), o Brasil é o país que mais recebe investimento estrangeiro direto entre as nações emergentes. O indicador criado pelo próprio IIF busca, segundo seus estudos, medir de maneira mais precisa os fluxos de financiamento externo dos últimos anos. Sendo assim, fica evidente que empresas como a Staedtler – que possui uma cota de exportação da Alemanha superior a 80% – vêm ganhando cada vez mais segurança e estão otimistas em apostar suas fichas nos negócios locais.

Presente mundialmente em mais de 150 países, com nove fábricas de produção e um total de 3.000 funcionários, a companhia alcançou um faturamento de quase 1,6 bilhões de reais em vendas no ano passado. Devido a este desempenho significativo e outros fatores, houve um aumento nos empreendimentos internacionais da empresa, juntamente a sua estratégia global que incentiva a importância do desenvolvimento das raízes analógicas e criatividade humana. “O posicionamento da subsidiária no Brasil é colorir o futuro da marca no país, em todos os sentidos, nas relações com clientes imediatos e o consumidor final”, explica Alexandre Facci, Manager Director Brazil. Para o executivo, o momento é de apresentar produtos ainda pouco conhecidos para o consumidor brasileiro, através do relacionamento direto com as papelarias. “Tudo isso, sem deixar de lado o esforço no desenvolvimento de materiais com o máximo de qualidade, precisão e conforto”, completa Facci.

Falando em expansão de categoria, a marca pretende trazer ainda este ano sua linha de massa de cerâmica plástica FIMO – fabricada pela Staedtler, que possui alta durabilidade e pode ser utilizada para fazer acessórios, enfeites de decoração, esculturas e muito mais – propagando assim suas atividades no segmento de artesanato.

Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a Staedtler é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade.  Como marca, é reconhecida mundialmente e possui uma alta cota de exportação, são 3.000 funcionários em todo o mundo, sendo que mais de 1.200 deles estão na Alemanha. A companhia atribui grande importância às origens de seus produtos e fabrica quase dois terços dos seus artigos em seu país de origem. Isso torna a Staedtler a maior fabricante de lápis de madeira, canetas OHP, borrachas, pontas de lapiseiras e argilas de modelagem industrial na Europa e orgulhosa de sua longa tradição de fabricação de produtos ‘Made in Germany’. Pioneira, quando se trata de criar harmonia entre os mundos analógico e digital, seus produtos premium apoiam seus clientes ao longo de suas vidas – desde suas primeiras tentativas de colorir até suas conquistadas criativas na terceira idade – com ferramentas que são precisamente adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

Alexandre Facci, pós-graduado em Gestão de Atacado e Distribuição na Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuou como executivo de vendas na empresa americana PROCTER & GAMBLE, líder mundial no segmento de bens de consumo. Em 2001, entrou para a equipe da BIC Brasil também como executivo de vendas, até que – em 2016 – tornou-se Head Stationery KA & Bolívia e Paraguai – São Paulo, responsável pela gestão dos clientes da KA Stationery no Brasil. Atualmente, Facci é Manager Director da Staedtler Brasil, uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg.

Axel Marx é CEO Global da Staedtler, uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg. Administrador formado pela Universidade de Betriebswirt (Alemanha), o empresário começou sua história na marca há 42 anos, quando entrou ainda aprendiz no setor comercial. Atualmente, Mr. Marx administra mais de 3 mil funcionários pelo mundo inteiro e 9 unidades de produção em nível internacional, que distribuem produtos Staedtler para mais de 150 países.

 

Foto 1 – Axel Marx, CEO Global da Staedtler.

Foto 2 – Alexandre Facci, Manager Director Brazil.

Foto 3 – Lápis de madeira

Foto 4 – Axel Marx e Alexandre Facci.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

NOVO PROGRAMA JORNADA EXPORTADORA DA APEXBRASIL ESTREIA NA COLÔMBIA

A primeira edição do novo programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos …

Facebook
Twitter
LinkedIn