A Starrett, uma das maiores fabricantes de ferramentas
e instrumentos de medição do mundo, com 55 anos de atuação no Brasil através de uma rede de distribuidores e com 35 anos
de presença firmada no Brasil desde a instalação de seu parque industrial na cidade de Itu/SP, que
produz serras e instrumentos de medição, fecha 2012 com um crescimento significativo em volume de vendas e uma série de
conquistas que permitem à empresa projetar um 2013 ainda melhor. Os resultados são
reflexo de um ano inteiro de dedicação, marcado por inúmeros investimentos,
tanto em ações quanto em pessoas e tecnologias.
por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de
segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação,
marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais para
construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas, entre outros
profissionais.
dos processos, criação de novas células de produção e aumento da produtividade
para reduzir custos. Desta forma, a Starrett conseguiu renovar 10% do seu
portfólio, sempre priorizando o desenvolvimento de novas tecnologias. E para
transformar todos estes esforços em lucro, apostou em soluções de comunicação e
marketing. Além das tradicionais campanhas publicitárias nas mídias que
representam sua área de atuação no país, a Starrett promoveu um divertido
concurso cultural no rádio e impulsionou sua participação nas redes sociais.
alcançou a incrível marca dos 50 mil seguidores no Facebook, que atualmente é
considerado o maior site de relacionamentos do Brasil. Para tanto, foi preciso
foco e inovação. A empresa escolheu os jovens universitários dos cursos de
engenharia como seu público-alvo na internet e não economizou ideias ou
iniciativas para cativá-los. Foi através do Facebook que a Starrett concretizou
o patrocínio a 55 equipes da BAJA SAE Brasil, programa considerado uma das
atividades extracurriculares mais importantes para os estudantes desta área.
O reconhecimento diante da sociedade a que pertence veio através do apoio a
ações e eventos culturais, como apresentações de música e teatro, além do
patrocínio a iniciativas que têm o objetivo de disseminar o conhecimento a
partir do entretenimento, principalmente para a população mais carente, não só
de Itu, onde a empresa está sediada, mas em toda a região. Aliás, a cidade que
abriga uma das maiores fabricantes mundiais de ferramentas e instrumentos de
medição, também foi contemplada com um presente muito especial da Starrett
neste ano.
Conhecida como a cidade onde tudo é grande, Itu inaugurou uma “Praça dos
Exageros” em agosto deste ano e para colaborar com a construção do projeto a
multinacional instalou um escorregador em forma de trena gigante no espaço que
tende a ser um dos principais pontos turísticos do interior paulista. O
brinquedo conta com um boneco posicionado ao seu lado, onde os visitantes,
adultos ou crianças, podem tirar fotos e registrar este momento de
descontração.
Embora seja sempre importante fortalecer laços com a comunidade local, não foi
somente na sede da sua fábrica no Brasil que a Starrett marcou presença em
2012. A empresa esteve em mais de 40 feiras de negócios ao longo do ano, cada
uma em uma região do país e voltada para um segmento diferente da indústria. As
principais foram a Feicon Batimat, Mecânica, Formóbile, Construsul, Mercoagro e
Ficons, nas quais participou com estande. Tudo para expandir ainda mais sua
atuação no mercado nacional.
Isso sem contar que a Starrett também foi a patrocinadora oficial da Olimpíada
do Conhecimento, a maior competição de educação das Américas, que reuniu mais
de 700 estudantes competidores no Centro de Exposições do Anhembi, em São
Paulo. A parceria tem tudo para continuar, já que é mais uma oportunidade que a
empresa encontrou de contribuir com a formação destes jovens que serão os
profissionais de amanhã.
Aliás, as perspectivas para o próximo ano são as melhores possíveis. O Diretor
de Marketing da Starrett, Christian Arntsen, projeta um crescimento de 15% em
volume de vendas para 2013. Para que isso seja possível a empresa continuará
investindo todas as suas forças na ampliação do seu portfólio, na inovação das
tecnologias, na melhora da qualidade dos produtos e do atendimento aos
consumidores.