STARTUP AJUDA EMPRESAS A INVESTIREM EM PROCESSOS SELETIVOS MAIS HUMANOS E PLURAIS

Uma solução desenvolvida pela Jobecam, plataforma de empregos que busca otimizar os processos de recrutamento e seleção, por meio da ferramenta de vídeo e uso de algoritmos inteligentes, vem ganhando adeptas entre as grandes corporações atentas à temas como diversidade e inclusão: a entrevista às cegas online. A funcionalidade garante que o candidato se destaque para o recrutador por meio de suas competências, sem a possibilidade de vieses inconscientes ou discriminação no meio do caminho.

Na entrevista às cegas, as informações do candidato e os vídeos gravados na plataforma ficam ocultos para as empresas, que só têm acesso ao áudio com as respostas e vídeo de forma embaçada. O recrutador terá acesso ao material completo, somente caso o aprove para a próxima fase do processo. “Além de tornar os processos mais assertivos, a nossa missão é colaborar de alguma forma para tornar as empresas mais homogêneas, valorizando as diferenças e dando oportunidades reais para as pessoas serem vistas além de um currículo no pedaço de papel”, explica Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam, startup que atualmente faz parte do programa global de scaleup da Oracle.

A empreendedora lembra que estudos apontam que a equidade de gênero no ambiente de trabalho, além de corrigir problemas estruturais da sociedade, faz aumentar o faturamento das empresas. Uma pesquisa recente da McKinsey, realizada com mais de 1000 empresas em 12 países do mundo, demonstrou que ter mulheres em cargos de chefia aumenta em 21% a probabilidade de uma empresa ter performance financeira acima da média.

Ainda segundo a consultoria, a equidade que pode surgir com soluções como a desenvolvida pela Jobecam, faria o PIB (Produto Interno Bruto) mundial saltar em aproximadamente US$ 28 trilhões em dez anos. “Se nos processos que participei tivesse sido avaliada por entrevistas às cegas, ter uma formação em uma área tão específica, ser mulher ou mesmo nordestina não teriam sido pontos julgados, como sei que muitas vezes foram”, ressalta Cammila.

A Jobecam é uma plataforma de empregos que surgiu como alternativa às empresas que desejam otimizar os processos de recrutamento e seleção. Utilizando tecnologia de vídeo e algoritmos inteligentes, a empresa é capaz de ranquear os candidatos mais adequados à determinada vaga de emprego.

O funcionamento desse modelo de negócio consiste tanto para candidatos, quanto para empresas, que podem selecionar alguns dos currículos para a realização de entrevistas gravadas, tudo customizado e conforme a necessidade do recrutador.

Para otimizar a seleção dos vídeos, é aplicado inteligência artificial que transcreve todo o áudio das entrevistas gravadas pelos candidatos e que cruza estas informações com o que a empresa indicou ser necessário ao divulgar a posição, e assim faz-se um match candidato e empresa.

Para tornar o processo ainda mais justo, a Jobecam acaba de lançar a opção de fazer entrevistas às cegas em vídeo, é o The Experience. Nesse formato, o recrutador tem acesso ao material completo do candidato somente caso o aprove, garantindo contratação por meio de suas habilidades e eliminando a possibilidade de vieses inconscientes.

No início deste ano a startup foi selecionada para participar do programa de aceleração da Oracle, uma das maiores empresas em tecnologia do mundo e recebeu seu primeiro aporte financeiro da People+Strategy, consultoria empresarial focada em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Humano.

Cammila Yochabell é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, formada em Petróleo e Gás, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica em RH pela FGV Management – São Paulo. Realizou diversos cursos de extensão na área de RH e Business nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Tem mais de 7 anos de experiência em Recursos Humanos, atuando como intraempreendedora em empresas multinacionais de grande porte.

 

Foto 1 –  Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam.

Crédito: Divulgação.

Foto 2 – Plataforma Jobecam.

Crédito: Karina Miranda.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Facebook
Twitter
LinkedIn