STARTUP CRIA SISTEMA GRATUITO DE ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA PARA O VAREJO

Uma pregraficos_ferramenta_concorrencia_SumOneocupação constante dos empresários ao redor do mundo é a concorrência. Para 29,5%, dos empreendedores brasileiros essa é a segunda maior apreensão entre as PMEs nacionais, segundo Pesquisa Global Zurich PMEs, organizada pela seguradora Zurich em 2016. Imagine, então, uma ferramenta que apresente os pontos fracos e fortes de sua empresa e de seus concorrentes a partir de avaliações dos clientes? Essa é a proposta da ferramenta online e gratuita desenvolvida pela SumOne, primeira empresa brasileira a desenvolver uma plataforma de Local Store Marketing, ou Marketing de Resultado Local, e os aplicativos de marketing Bonuz e Companion.

Quando o assunto é análise de mercado e concorrência, muitos donos de estabelecimentos ainda desconhecem informações básicas para gestão de negócios, como os seus principais concorrentes locais. “Entender o mercado é um fator muito importante para alavancar as vendas no setor. Como saber o que a sua loja precisa melhorar se você não sabe com quem você está disputando o cliente?”, comenta Carlos Eduardo Souza, especialista em administração e Diretor de Marketing da SumOne. Por isso, a empresa criou um sistema de análise de concorrência para todos os nichos do varejo físico brasileiro.

A ferramenta gratuita lista os estabelecimentos concorrentes em um raio de 14km de distância e compara os resultados e avaliação dos outros negócios locais. “Outro ponto fundamental é a avaliação das lojas por parte dos clientes. O sistema identifica o nível de interação com o público e elenca as melhores estratégias paferramenta_concorrencia_SumOnera atrair mais pessoas para o estabelecimento”, explica Souza.

O varejo brasileiro teve o pior resultado de lojas fechadas desde 2
005. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que o setor perdeu 108,7 mil estabelecimentos com vínculo empregatício em todo o país. Segundo Lucas Prim, CEO da SumOne, é preciso focar ainda mais em ações geolocalizadas. “Mais de 70% do que se gasta com bens de consumo fica em um raio de até 14 km da casa do cliente. Como grande parte da renda é consumida na vizinhança, ações de marketing local são fundam
entais para a retomada de crescimento no varejo”, completa.

A SumOne é uma empresa de tecnologia e inovação focada em levar resultados para seus parceiros com conexão entre marcas e clientes por meio de relações “ganha-ganha”. As  soluções atendem, inicialmente, o varejo físico. A empresa, que tem sede operacional em Florianópolis (SC) e sede comercial no Rio de Janeiro (RJ), é responsável pela primeira plataforma de Local Store Marketing do país e desenvolve o app Bonuz e o Companion. Entre os mais de 30 clientes, estão redes como a Subway, maior empresa de fast food do mundo, Habibs, Divino Fogão, Spoleto, Koni e Megamatte. Até o início de agosto, eram 1,5 mil estabelecimentos participantes e a meta é alcançar 7 mil pontos de venda até 2018. Em maio de 2016, a empresa recebeu aporte do fundo Cventures Primus, no valor de R$ 3 milhões.

Ilustrações 1 e 2: Gráficos concorrência SumOne.

Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS É A CAPITAL BRASILEIRA DO EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week, na noite desta segunda-feira (10/06) foi um …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn