STP INVESTE EM TECNOLOGIA PARA O SEM PARAR/VIA FÁCIL

A STP, empresa que administra o sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos Sem Parar/Via Fácil, está investindo em tecnologia com o objetivo de atualizar a sua plataforma que suporte ao seu negócio de gestão e meios de pagamento, de modo a atender não só às necessidades atuais como também às decorrentes da evolução dos seus serviços. A nova plataforma tecnológica da empresa inclui a implantação de um novo sistema de billing. A STP escolheu a solução CPqD Billing, já utilizada por empresas das áreas de telecomunicações e energia elétrica.
O presidente do CPqD, Hélio Graciosa, destacou que o CPqD Billing traz flexibilidade para a solução. “Nossa tecnologia, concebida a partir de conceitos modernos, traz grande flexibilidade à solução e permite expandir o seu uso para outros segmentos com características e necessidades diferenciadas. É o caso do segmento de gestão de meios de pagamento, em que atua a STP”, afirmou.
A contratação do CPqD Billing é resultado de um criterioso processo de concorrência realizado pela STP, que envolveu mais de um ano de trabalho multidisciplinar, durante o qual foram avaliadas as soluções de dez fornecedores nacionais e internacionais. “O sistema de billing (BSS) é o coração do nosso negócio. Por meio dessa plataforma, conseguimos capturar e faturar as transações feitas por usuários de serviços de empresas diferentes com as quais temos convênio”, afirma Fabiano Borges, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da STP. “A aquisição do software CPqD Billing representa um passo fundamental em nossa estratégia de transformação tecnológica, que visa dotar a empresa de uma plataforma de negócios mais robusta e eficiente”, enfatiza.

Segundo Borges, essa plataforma trará um nível inédito de agilidade e eficiência ao negócio da STP, empresa que vem crescendo mais de 40% ao ano. Hoje, o Sem Parar/Via Fácil possui uma base de mais de 3,5 milhões de usuários e está presente em 94% das rodovias pedagiadas do Brasil e em 122 estacionamentos  localizados, principalmente, em shopping centers e aeroportos. Além disso, a STP vem investindo na diversificação de ofertas, por exemplo, com o lançamento de produtos específicos para mercados regionais como é o caso do Pré-Pago Santa Catarina e do Pré-Pago Bahia. “A plataforma tecnológica de suporte a negócios também vai nos ajudar a ampliar a oferta de novos serviços, aproveitando as oportunidades do mercado de meios de pagamento, que tende a continuar crescendo bastante no País”, comenta. “Estamos seguros de que encontramos no CPqD um parceiro competente para realizar conosco o que esperamos ser um caso exemplar de alinhamento entre tecnologia e estratégia de negócio”, acrescenta.

Com duração prevista em 16 meses, o projeto prevê a incorporação do CPqD Billing, que tem capacidade para dar suporte a processos críticos de tarifação, faturamento, arrecadação e cobrança de fatura, à nova plataforma de negócios da STP. Para isso, a solução do CPqD será adaptada a necessidades específicas do negócio e integrada a outros sistemas utilizados pela empresa. O início do projeto foi marcado por um workshop de três dias, realizado no final de abril nas instalações do CPqD, em Campinas, do qual participaram cerca de 20 profissionais e executivos, entre eles, os diretores e o presidente da STP.

CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 35 anos, conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

STP
A STP tornou-se referência em pagamento automático de pedágios e estacionamentos para usuários dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. O Sem Parar/Via Fácil possui mais de 3,5 milhões de clientes e está presente em 94% das rodovias pedagiadas do Brasil e em 120 estacionamentos.
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