SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA INICIAR UMA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL?

Como os alemães pensam em determinada situação? Como eles percebem o estilo de comunicação e a negociação em si? Como adaptar a forma de se comunicar e negociar, a fim de obter mais confiança das empresas alemãs? Essas e outras questões serão abordadas no curso Negociação Internacional com Foco Brasil – Alemanha, que ocorre nos dias 1º e 2 de outubro, a partir das 18h50, na sede da AHK Paraná, que fica na Rua Duque de Caxias, 150, São Francisco, em Curitiba (PR). 

O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, será conduzido pelo palestrante e sócio da Berliner Programm, Mathias Michael Oefelein, e também tem como objetivo fazer com que os participantes entendam as diferenças culturais e como elas interferem nas negociações internacionais.

Durante o curso, serão feitas simulações de situações reais junto aos participantes, que serão filmados e receberão um feedback imediato do instrutor da AHK Paraná. “Assim podemos apontar as diferenças culturais e de percepção, para então trabalhar individualmente o estilo de cada participante para um melhor desempenho com negociadores alemães”, explica Oefelein.

Além disso, serão apresentadas dicas para as empresas brasileiras que buscam iniciar possíveis negociações com a Alemanha. Se você tem interesse, atenção a essas valiosas dicas.

Cuidado com a primeira impressão

Essa primeira impressão conta muito, cuide para não passar uma imagem errada. O comportamento no início de uma negociação é bem diferente entre brasileiros e alemães. Executivos da Alemanha tendem a ir diretamente ao assunto. No Brasil, começamos com uma abordagem mais social.

Comunicação direta

O estilo de comunicação dos alemães é bem direto. Adapte sua forma de se comunicar e seja objetivo. Faça as suas perguntas e respostas da forma mais direta possível. Se a resposta é não, diga não. Normalmente, os alemães não entendem sinais e linguagem indireta.

Estruture as suas propostas verbais

Os alemães gostam de propostas bem estruturadas. Muitas vezes, os brasileiros misturam propostas com argumentos. Ou seja, começam uma proposta, explicam um detalhe ou outro, e terminam argumentando sobre determinada vantagem ou problema. Não faça isso! Apresente a sua proposta de forma mais clara e estruturada possível.

Prepare-se bem, os alemães são detalhistas

Antecipe qualquer pergunta, memorize fatos, dados e detalhes. Assim, os alemães terão mais confiança em você.

Os alemães enxergam uma conversa ou negociação de forma diferente dos brasileiros

Eles têm uma outra perspectiva. Portanto, cuidado para eles não te julgarem de forma errada. Um treinamento como este sobre “Negociação Internacional “, da AHK Paraná, poderá ajudá-lo a criar consciência em relação às diferenças culturais.

Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

 

Foto: Palestrante e sócio da Berliner Programm, Mathias Michael Oefelein.

Crédito: Divulgação.

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