SUATRANS RECEBE UNE-ISO 22320

A Suatrans Emergência, empresa que atua no mercado desde 1989 em atendimentos a emergências ambientais, recebeu uma certificação inédita na América do Sul. A Agência Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR) recomendou a empresa Suatrans para certificação segundo a norma UNE-ISO 22.320:2013. A norma ISO 22320 foi preparada pelo Comitê Técnico ISO / TC 223, Segurança dos cidadãos e, no caso da Suatrans, esta certificação corresponde ao escopo: “Atendimento Emeandrea-borlenghi-2-1rgencial a Produtos Perigosos e Vazamento de Óleo”.

A norma é aplicável a qualquer organização que esteja envolvida na preparação e resposta de atendimento em emergências de quaisquer níveis (internacionais, nacionais, regionais) e nos diferentes modais. A UNE-ISO 22.320:2013 especifica os requisitos mínimos para uma resposta eficaz aos incidentes, considerando questões primordiais para a adequada gestão de emergências, visando minimizar os impactos ao ser humano e meio ambiente. “A Suatrans tem como premissa buscar a excelência no atendimento a emergências. Nossa prioridade é preservar vidas e o meio ambiente. Nossa equipe segue rigorosos protocolos e a certificação vem coroar o trabalho dos nossos mais de 400 profissionais, espalhados em 70 bases no Brasil, além da Argentina, Chile e Peru”, comenta Glaucio Borlenghi, diretor de Operações da Suatrans.

Segundo Andrea Borlenghi Baena, da área de Qualidade da Suatrans, com a nova certificação, a empresa amplia oportunidades junto a novos mercados nacionais e internacionais. “Ao contratar uma empresa que é certificada pela ISO, o cliente tem a garantia de que os serviços oferecidos são de qualidade. E a certificação traz benefícios como: credibilidade da marca, melhorias no desempenho dos negócios, satisfação dos clientes e colaboradores motivados. Além disso, toda organização deve enxergar o colaborador como um empreendedor, o que representa um profissional motivado e comprometido com os objetivos da empresa”, ressalta ela.

Além do atendimento a emergências ambientais, a Suatrans oferece um amplo portfólio de treinamentos com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente e produtos para a preservação da vida e do meio ambiente. Assim, a empresa busca o apoio e respeito à sociedade, sempre priorizando a qualidade, ética, sustentabilidade e inovação.

Com base nos requisitos estabelecidos pela norma UNE ISO 22320, as organizações envolvidas trabalham com uma eficiência ótima, pois os processos internos e métodos de trabalho da empresa certificada garantem a estruturação de um sistema de gestão para o comando e controle das emergências, a cooperação e compartilhamento de funções  na resposta a incidentes e a facilitação do fluxo de informações entre organizações envolvidas e partes interessadas, que por sua vez apoiam a tomada de decisões, a rastreabilidade e a interação operacional de diversas entidades.

A certificação de Gestão de Emergências, de acordo com a norma UNE ISO 22320, tem enfoques diferentes na função da atividade da organização. Primeiramente, as organizações dedicadas profissionalmente à gestão cotidiana de emergências, como organizações do segmento sanitário ou as forças de segurança e proteção públicas ou privadas. Em segundo lugar, as organizações responsáveis, comprometidas a dar uma resposta de forma eficiente frente às emergências, tentando minimizar o impacto do incidente e assegurar sua continuidade.

Em geral, as organizações que implantam o sistema de gerência de emergências em sua organização de acordo com a norma UNE ISO 22320 conseguem desenvolver e melhorar suas capacidades de dar respostas a qualquer tipo de emergência, já que as dimensões variam de um incidente para outro. Se as informações operacionais são viáveis e confiáveis, a organização garante que estabeleceu processos de gestão de informação e dados, são minimizados os mal-entendidos, estabelecendo uma base de coordenação e cooperação entre as partes implicadas, em como uma gestão mais eficiente dos recursos compartilhados.

Atuante no mercado de atendimento a emergências ambientais, sua atividade original, desde 1989, a Suatrans é uma empresa com capital 100% nacional e integra o Grupo Ambipar.

Com presença nacional e internacional, a Suatrans tem cerca de 400 colaboradores e 70 bases divididas na América Latina, e vem desenvolvendo soluções para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida, trabalhando no atendimento emergencial de incidentes com produtos químicos, poluentes e combate a incêndios, bem como no treinamento de equipes, consultoria e desenvolvimento de ferramentas de controle e prevenção de acidentes industriais.

Foto: Andrea Borlenghi Baena, da área de Qualidade da Suatrans.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn