SUMARÉ VAI GANHAR SEU PRIMEIRO SHOPPING CENTER

A cidade de Sumaré (SP) deve receber, em abril de 2016, seu primeiro Shopping Center, o ParkCity
Sumaré. Fruto da parceria entre a SmithCo, com sede no Rio Grande do Sul e que
atua como incorporadora no mercado imobiliário nacional e internacional há mais
de 30 anos; o Parque Industrial Brasileiro (PIB) é um empreendimento
industrial, logístico e administrativo, fundado em 1999, em Sumaré e
proprietária do terreno e Ad Shopping, maior administradora independente de
shopping centers do País.
O diretor de desenvolvimento
e implantação da SmithCo, Maycon Gonçalves, disse que o empreendimento vai contar com um investimento previsto da ordem de R$
295 milhões, sendo R$ 200 milhões para construção do shopping por parte da
SmithCo e contrapartida da prefeitura de Sumaré e R$ 95 milhões de investimento
próprio dos lojistas em seus espaços. O shopping deve gerar mais de 1.500
empregos durante o período de construção e mais de 2.200 vagas após a
inauguração. “As obras de terraplanagem devem começar entre 90 e 120 dias.
Nós já estamos com todas as aprovações. Estamos agora finalizando os projetos
executivos complementares e a concorrência da construtora. Quando tiverem
início, as obras devem durar 18 meses no período de construção. A inauguração é
para abril de 2016. O shopping provavelmente vai estar pronto em novembro ou
dezembro de 2015 com a sua estrutura física só que você tem uma questão
comercial. Como é fim de ano, você fazer o lojista estocar para ter apenas um
mês ou dois meses de venda é complicado e janeiro e fevereiro é troca de
coleção, então por isso é que comercialmente 
você só inaugura um shopping ou depois de março ou até novembro”,
explicou.
O ParkCity Sumaré
vai contar com 212 lojas, sendo 5 âncoras, 5 megalojas e 17 operações
na Praça de Alimentação, em um terreno de 100 mil m².
A  SmithCo já participou do desenvolvimento de empreendimentos
como o Shopping Taboão, em São Paulo; o Shopping Grande Rio, no Rio de
Janeiro; o Moinhos Shopping, no Rio Grande do Sul; e o Iguatemi Campina Grande,
na Paraíba.
A prefeita de
Sumaré, Cristina Carrara, confirma o interesse em fomentar o setor
econômico da cidade. Segundo ela, o surgimento de novas empresas privadas faz
parte da atual política pública, com ganhos não apenas fiscais, mas também
sociais, uma vez que gera empregos e renda para as famílias dos trabalhadores
sumareenses. “Sumaré tem um grande potencial de crescimento. Juntamente com as
demais políticas de governo, este nosso posicionamento ajuda a criar as
condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida de toda a
população”, afirmou Cristina.
Segundo dados do
Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Sumaré é a 100ª
cidade brasileira que gerou mais novas empresas no ano passado,. De acordo com
O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação ao Produto
Interno Bruto (PIB) a cidade ocupa 78º lugar no ranking do Brasil. 
Sumaré é o segundo
maior mercado consumidor da Região Metropolitana de Campinas, localizada a 115
km da cidade de São Paulo e há 45 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, o
município sedia hoje grandes empresas do setor industrial, como Honda, Pirelli,
Sotreq, Villares e Sherwin Williams.
Para o secretário municipal de
Desenvolvimento, Gustavo Tomazin, os investimentos privados anunciados desde o
início do ano, boa parte deles gerada pela atual política de atração de novas
empresas para a cidade, tornaram os parques industriais de Sumaré verdadeiros
canteiros de obras. “Buscamos a parceria das novas empresas com o Município, em
especial no caso de um empreendimento de tamanha importância para nossa cidade,
como é o caso do ParkCity Sumaré, pois acreditamos que somente com a união de
todos poderemos construir uma cidade cada vez mais forte”, destaca o
secretário.
O diretor de desenvolvimento
e implantação da SmithCo, Maycon Gonçalves, revelou que esse potencial de consumo
represado devido à falta de um empreendimento desse porte na cidade foi um dos
motivos da escolha de Sumaré. “ A gente sempre está atento a novas
oportunidades. O grande motivo do nosso investimento em Sumaré é por fazer
parte da Região Metropolitana de Campinas, uma cidade que tem uma população
acima de 260 mil habitantes e está carente na oferta de empreendimentos desse
porte. Muitos consumidores hoje tem que se deslocar para Campinas ou para
Americana para fazerem as suas compras. Essa demanda é que nós queremos suprir
na cidade e além disso outras cidades da região que tenham a possibilidade de
implantação de um Shopping Center nós vamos atuar”, disse.  

Em atividades no mercado imobiliário
nacional e internacional há mais de 30 anos, a SmithCo é uma empresa
reconhecida por seu conceito empresarial diferenciado, como desenvolvedora e
empreendedora de investimentos imobiliários de altíssima qualidade, localizados
em mercados privilegiados.

Liderada por seu sócio fundador, Sr.
Carlos Smith, a empresa, ao longo de suas três décadas de existência, adquiriu
enorme experiência no mercado imobiliário nacional e internacional,
inicialmente por meio de incorporações de torres residenciais e comerciais de
alto padrão no Brasil, e posteriormente também no Uruguai, França e Suíça.
Parceiro no projeto, o Parque
Industrial Brasileiro (PIB) é um empreendimento industrial, logístico e
administrativo, fundado em 1999, em Sumaré. Em um terreno de 400 mil m² na
entrada da cidade, os empreendedores constroem prédios sob encomenda e os
alugam para empresas de primeira linha. Conta com infraestrutura completa, ruas
para tráfego pesado, abastecimento de água, refeitório, segurança 24 horas etc.
Atualmente operam no PIB empresas como
a St-Gobain – Sekurit, Arcelor – Aperam, Itron, Fedex – Cometa e Bravo –
Syngenta. Os empreendedores do PIB investem em Sumaré há mais de 40 anos e
possuem vários outros imóveis industriais para locação nessa região.
Sob a gestão da AD Shopping, maior
administradora independente de shopping centers do País, grandes marcas já
confirmaram interesse e estão em negociação.
Com mais de 22 anos de experiência, a
AD administra hoje um patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, proveniente
dos 29 empreendimentos de seu portfólio. Com foco em planejamento e
comercialização na gestão de shopping centers, a empresa viabiliza
empreendimentos para torná-los rentáveis e conceituados perante o mercado.
Foto 1 – vista aérea da cidade de Sumaré.
Crédito: Prefeitura de Sumaré.
Fotos 2 e 3 – Perspectiva do empreendimento ParkCity Sumaré.
Crédito: Divulgação.

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