SUSTENTABILIDADE É O COMPROMISSO DA FÁBRICA DA COCA-COLA FEMSA BRASIL EM JUNDIAÍ

Inaugurada em 1993 e operada desde 2003 pela Coca-Cola FEMSA Brasil, a fábrica de Jundiaí (SP) é a maior do sistema Coca-Cola no mundo em produção. Destaca-se também pela sua eficiência no consumo de água. Desde o início de suas operações, reduziu em mais de 70% a quantidade de água utilizada em todo o processo produtivo para fabricar 1 litro de bebida.

A crescente economia é consequência do esforço permanente pela melhoria da eficiência hídrica, que contribui para reduzir a captação e o consumo de água na fábrica, e se reverte na maior disponibilidade do recurso para a população.

Exemplo é a redução de aproximadamente 38% no consumo/hora de água na higienização de garrafas retornáveis nas lavadoras, equipamentos que mais utilizam o recurso, após instalação de um inovador controle eletrônico de consumo em tempo real.

A planta adota ainda a recuperação da água das lavadoras e da higienização (rinsagem) de embalagens para reuso. A medida, bem como a otimização do tempo de limpeza e esterilização dos equipamentos de envase, resultam em menor captação de água.

Sanitários, vestiários e refeitório também receberam melhorias em suas instalações hidráulicas para redução de consumo.

Educação ambiental

Em complemento a essas ações, a fábrica promove campanhas de educação ambiental entre seus colaboradores com objetivos de economia de água e energia.

O compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil com a sustentabilidade também se manifesta em iniciativas nas comunidades, como o Projeto RenovAção de Educação Ambiental. Em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, promove a coleta seletiva e a educação ambiental entre alunos da rede municipal.

Destaca-se ainda o projeto Geração + Verde, realizado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a empresa e a Fundação SOS Mata Atlântica, para a recuperação de bacias hidrográficas e restauro florestal em São Paulo.

No início de 2017, a Coca-Cola FEMSA Brasil tornou-se a primeira das empresas privadas instaladas na bacia do Rio Jundiaí a filiar-se ao Consórcio PCJ, passando a contribuir, com sua expertise, no fortalecimento do trabalho da entidade e dos demais consorciados na gestão das águas das bacias do PCJ – desse modo estendendo para uma ampla comunidade nessa região os benefícios de sua atuação como empresa líder em sustentabilidade.

 

Foto 1 – Fábrica FEMSA em Jundiaí, linha de produção.

Foto 2 – Fachada da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TEGRA LANÇA EMPREENDIMENTO FAMILIAR EM REGIÃO PRIVILEGIADA DE CAMPINAS

A Chácara da Barra, em Campinas (SP) vai receber um novo empreendimento da Tegra voltado …

Facebook
Twitter
LinkedIn