SUSTENTABILIDADE: ESSENCIAL NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A sustentabilidade tem chamado a atenção dos consumidores que estão cada dia mais conscientes a respeito da importância do tema, até mesmo na hora de escolher onde morar. Essa preocupação acaba representando também economia nas despesas mensais, como contas de luz e água. Por isso, crescem o número de condomínios que abraçam esse conceito. As perspectivas são de que esses projetos se tornem uma tendência, com o aparecimento de novos empreendimentos ecologicamente corretos. 

Em Belo Horizonte, um exemplo de empreendimento que adota ações sustentáveis é o Grand Resort Jaraguá, que fica na rua Boaventura, 2.085, no bairro Jaraguá. A experiência já começa na primeira visita do cliente ao estande de vendas do empreendimento: as pessoas podem dar uma passeio de bicicleta para conhecer o terreno onde será erguido o condomínio.

Construído pela Novolar, empresa do Grupo Patrimar, o condomínio integra diversas medidas para o uso responsável de recursos. Como por exemplo, um sistema de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação e lavagem das áreas comuns. As instalações sanitárias das áreas comuns contam com sistema dual flux, que se baseia no procedimento de duplo acionamento de descarga para caixa acoplada dos sanitários, com potencial de até 60% de economia de água.

Outra solução sustentável utilizada no empreendimento é a estação de recarga para carros híbridos. Bicicletário e bicicletas compartilhadas também fazem parte do condomínio, incentivando a utilização consciente desse meio de transporte, que colabora também para amenizar o congestionamento e a poluição, reduzindo o número de carros nas ruas da capital.

O ponto alto do empreendimento é a área verde do espaço, um bosque que compõe quase três mil metros quadrados. O espaço proporciona qualidade de vida em um local mais humanizado e que valoriza a vegetação. “É um privilégio para quem quer ter contato com a natureza e vivenciar bons momentos em família”, afirma Lucas Couto, diretor comercial e de marketing do Grupo Patrimar.

Além disso, ao lado do empreendimento será entregue pela construtora uma praça pública cercada com 2.744,50m², de acordo com a Fundação de Parques Municipais. A praça conta com um grande brinquedo educativo, pista de caminhada, bebedouro, bancos, mesa de jogos, lixeira e iluminação.

O uso de placas fotovoltaicas para captação de energia solar também faz parte do projeto. Essa tecnologia equilibra a demanda crescente por energia com o uso racional dos recursos naturais. O intuito é suprir o consumo de energia das áreas comuns do condomínio. Outros pontos sustentáveis do condomínio são as torneiras com temporizador para controle do consumo de água, lâmpadas de LED, sensores de presença nos halls de escada e nas garagens e lixeiras para coleta seletiva.

Os apartamentos da Novolar possuem ainda medição individualizada, para estimular o consumo consciente dos moradores. “Estamos oferecendo um novo modelo de moradia com grande foco em sustentabilidade, conceito definido em todos os empreendimentos que levam nossa marca”, avalia Lucas Couto.

Máximo aproveitamento dos recursos naturais como racionalização do uso da energia, utilização de tecnologias que permitam economia de água, redução do impacto ambiental do empreendimento durante a obra e no período de operação são atitudes que a construtora sempre adota. “A sustentabilidade é um valor que é defendido e praticado pelo Grupo Patrimar. Aplicando recursos sustentáveis, é possível garantir obras com baixa produção de resíduos, produtividade superior e alto controle de qualidade, além de gerar economia para o cliente”, destaca o diretor.

A Novolar, construtora do grupo Patrimar, atua em obras no segmento de médio padrão e popular em Minas Gerais, Rio de Janeiro e em São Paulo. A construtora incorpora o conhecimento e experiência da Patrimar para oferecer empreendimentos imobiliários que trazem um novo conceito de apartamentos econômicos, com lazer diferenciado e alta qualidade em acabamento e, principalmente, garantindo o rigor no cumprimento dos prazos de conclusão e entrega de suas obras. As técnicas construtivas utilizadas proporcionam mais segurança, conforto e comodidade para o proprietário.

 

Imagem 1 – Perspectiva do empreendimento do Grand Resort Jaraguá.

Imagem 2 – Bicicletário.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

EMPREENDEDOR TRANSFORMA PERSONAGEM ROBÓTICO EM FERRAMENTA DE ATIVAÇÃO DE MARCAS

Empreender é transformar um sonho em realidade e impactar positivamente na vida das pessoas. E …

Facebook
Twitter
LinkedIn