TACIRA APOSTA NO MERCADO IoT E LANÇA PLATAFORMA DE SERVIÇOS BASEADA EM TECNOLOGIA M2M2H

Na esteira das inovações tecnológicas que vem disponibilizando ao mercado desde sua criação, a Tacira apresenta novas ofertas de soluções baseadas em tecnologia IoT e M2M (Machine to Machine), desta vez com foco nas áreas de telecom, segurança e logística. Aplicando a experiência adquirida em projetos pioneiros de smart cities, e, mais recentemente de segurança eletrônica, a Tacira passa a atender agora também demandas e necessidades em novos mercados.

A principal novidade é uma nova plataforma de serviços M2M2H (Machine to Machine to Human), com tecnologia de inteligência artificial e comunicação entre máquinas, para permitir que pessoas interajam, por comandos de voz, com os objetos conectados. Em sintonia com tendências inovadoras relacionadas à cloud computing e IoT, as soluções da Tacira conectam dispositivos e sistemas, armazenados e gerenciados na nuvem.

O novo serviço propõe um modelo diferente de comunicação com máquinas dos ofertados atualmente por grandes players como Amazon e Google, porque não atua apenas como um assistente pessoal, mas como uma ferramenta de monitoramento e comunicação entre usuários e outros prestadores de serviço. Além disso, outra grande diferença é que não depende de um hardware próprio, como o Echo por exemplo. O usuário tem liberdade de escolha sobre o dispositivo, além de ter acesso a todos eles de forma integrada em um único aplicativo. “Quando falamos da plataforma de M2M2H, estamos falando de um mercado de mais de 11 bilhões de objetos conectados, de acordo com o Gartner. É uma área que cresce mais de 30% ao ano e na qual se investiu mais de US$2 trilhões de dólares em 2017. Por isso, acreditamos em um crescimento exponencial do negócio nos próximos anos e temos objetivos ambiciosos com a plataforma”, explica Caroline Riley, CEO da Tacira.

Para prover todos os serviços a Tacira conta com parceiros tecnológicos consistentes como IBM, Amazon Web Services e a norueguesa Gintel, spin-off da Telenor.

Conectividade, Monitoramento e Comunicação

Em seu atual modelo a Tacira passa a atuar em duas frentes de serviços: Alarms e Virtual Workplace. Em ambas, fornecerá serviços de tecnologia baseados em conectividade. As soluções estão disponíveis para uma rede de parceiros comerciais que atenderão diretamente os clientes dos mercados B2B e B2C.

A linha Alarms oferece serviços de segurança empregando a tecnologia M2M2H. Seu foco principal é terceirizar a prestação de serviços para empresas que queiram oferecer monitoramento de alarmes, vídeo monitoramento e gravação das imagens em nuvem aos seus clientes. Os sensores e câmeras instalados nas residências ou em empresas são monitorados por uma central com funcionamento 24 horas, que realiza os protocolos de segurança cada vez que o sistema aponta um risco.

A tecnologia de inteligência artificial oferece aos usuários uma camada extra de proteção, já que o sistema assegura o atendimento de 100% dos alarmes e reforça a atuação dos agentes de segurança. Da perspectiva do negócio, é possível à Tacira ampliar em cinco vezes a capacidade de atendimento e reduzir os custos. Assim, a empresa consegue escala na operação e oferece preços competitivos ao mercado brasileiro. Isso possibilita tornar os serviços de segurança acessíveis a uma parcela mais ampla de empresas e pessoas físicas.

Para o setor de logística, essa tecnologia já utilizada em residências e empresas, também traz grande tranquilidade, sobretudo no transporte de cargas que apresenta vulnerabilidades ao longo das estradas do país. O vídeo monitoramento da frota, com acompanhamento em tempo real pelo app, inibe os assaltos, desvios de carga, assim como a má conduta dos motoristas. “Enquanto o rastreamento transmite informações sobre a localização do veículo, o vídeo monitoramento emite avisos sobre riscos de interceptação do veículo e passageiro não autorizado, por exemplo. A gravação das imagens em nuvem permite que elas sejam recuperadas mesmo em caso de roubo do veículo, facilitando na identificação de criminosos”, ressalta Riley.

Lançada no Brasil em novembro em um evento na sede de uma grande operadora de telecom, a outra linha de serviços, o Virtual Workplace, oferece uma solução de comunicação em nuvem que insere um PABX virtual no telefone celular do usuário, integrando seus números pessoais e profissionais em um único dispositivo. Sem necessidade de equipamentos físicos ou da instalação de softwares, trata-se de uma solução Plug and Play, completamente administrada via web e sem investimentos iniciais. A empresa economiza ao migrar seu PABX fixo para uma solução em nuvem e o usuário passa a atender as chamadas do seu ramal corporativo em seu próprio telefone celular. A solução leva enorme comodidade aos usuários e responde às necessidade da vida atual, ampliando a mobilidade e o estímulo às novas formas de trabalho. “A inteligência artificial integrada ao Virtual Workplace, permite a automatização do atendimento juntamente com o uso do PABX Virtual. Desta forma, além de estimular a mobilidade, o Virtual Workplace possibilita uma redução maior de preços em soluções de telecom”, finaliza a executiva. Com mais de sete milhões de usuários no mundo, o Virtual Workplace é uma oferta para empresas e será comercializada por meio de operadoras e outras empresas de telecom.

 

Foto: Caroline Riley, CEO da Tacira.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL PROMOVE WORKSHOP GRATUITO SOBRE SEGURANÇA EM ROBÔ COLABORATIVO EM SÃO PAULO

A multinacional alemã fabricante de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, Pilz …

Facebook
Twitter
LinkedIn