
O LIDE Campinas promoveu nesta quinta-feira (08/05), no hotel Royal Palm Plaza, um encontro com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Maurício Serpa, e empresários da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento teve como foco discutir inovação e eficiência na gestão pública, especialmente na área da saúde.
Com a presença de aproximadamente 60 líderes empresariais, muitos deles ligados ao setor da saúde, e políticos locais, Serpa apresentou o case de sucesso da capital paulista: a implantação do maior repositório público de dados da América Latina. O sistema tem sido responsável por avanços significativos na gestão do SUS municipal, otimizando o atendimento, reduzindo falhas e controlando o uso de medicamentos e a gestão de leitos.
Durante sua exposição, Serpa destacou a importância da tecnologia como aliada na administração pública. Segundo ele, a descentralização da gestão e a implementação de minilaboratórios automatizados, instalados em containers climatizados pela cidade, permitiram uma drástica redução no tempo de espera por atendimento de 10 horas para apenas 56 minutos. “Investir em gestão descentralizada permite ganhar velocidade na tomada de decisão e destravar o sistema”, afirmou.
Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, comemorou os resultados do encontro. Para ela, a apresentação de um modelo de gestão pública eficiente serve de inspiração também para o setor privado. “Projetos bem-sucedidos são sempre inspiradores. Mesmo vindos do setor público, podem ser replicados na gestão privada e trazer resultados positivos. Além disso, a noite foi muito produtiva para o networking com um público seleto”, comentou.
Reconhecido como o maior grupo de lideranças empresariais do Brasil, o LIDE promove a integração entre empresários e representantes do poder público, buscando soluções e avanços para os principais desafios do País. O LIDE Global está presente em 32 unidades nacionais e internacionais. Já o LIDE Campinas representa a Região Metropolitana e a região administrativa de Campinas, um dos maiores polos econômicos do Brasil, com mais de 4 milhões de habitantes e sede de 50 das 500 maiores empresas do mundo.
O encontro reforça o papel do LIDE como catalisador de debates estratégicos e como ponte entre os setores público e privado, em prol do desenvolvimento sustentável e da inovação.
Foto: Apresentação da palestra do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Maurício Serpa.
Crédito: Divulgação.